O clássico Gre-Nal, envolvendo Grêmio e Internacional, transcende as simples rivalidades. Seja no cenário estadual, no Brasileirão, na Libertadores ou até mesmo em amistosos – se é que um amistoso realmente existe quando se trata de Gre-Nal. O duelo entre esses históricos adversários de Porto Alegre é considerado um dos maiores confrontos do futebol brasileiro e frequentemente é mencionado entre os mais destacados a nível mundial.
No último encontro, os colorados levaram a melhor, vencendo por 3 a 2 em uma partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Os gols do Internacional foram marcados por Valencia, Wanderson e Alan Patrick, enquanto João Pedro e Luís Suárez descontaram para o Grêmio.
Ao longo da história, Grêmio e Internacional se enfrentaram em 440 ocasiões, com 161 vitórias para o Inter, 141 para o Grêmio e 138 empates. O Internacional balançou as redes 599 vezes, enquanto o Grêmio marcou 573 gols.
Vale ressaltar que existem dois Gre-Nais de número 435: o que não ocorreu após o atentado ao ônibus gremista, adiando o confronto marcado pelo Gauchão de 2022, e o jogo de número 435 em si, vencido por 1 a 0 pelos colorados.
Quando observamos exclusivamente os duelos pelo Campeonato Gaúcho, o resultado mais frequente é o empate, ocorrendo em 65 ocasiões. O Internacional venceu 58 vezes, enquanto o Grêmio saiu vitorioso em 55 confrontos.
Considerando apenas os jogos pelo Brasileirão, a vantagem é do Grêmio, com 24 vitórias, 17 empates e 22 triunfos do Internacional. Juntos, os dois clubes possuem cinco títulos brasileiros em suas histórias, sendo três do Inter e dois do Grêmio.
Na Arena Grêmio, inaugurada em 2012, o clássico ocorreu 23 vezes, com 10 vitórias do Tricolor, incluindo uma nos pênaltis, contra apenas duas do Internacional, além de 11 empates. No antigo Estádio Olímpico, foram realizados 123 jogos, com 41 vitórias para o Grêmio, 34 para o Internacional e 48 empates. Já no Beira-Rio, casa do Internacional, o histórico é de 48 vitórias para o Colorado, 43 empates e 33 triunfos para o Tricolor ao longo da história dos Gre-Nais.