Inaugurado em 1986, o Barradão, legítima casa do Esporte Clube Vitória, inicialmente sediou apenas partidas amistosas. Após seus cinco primeiros anos de existência, o campo foi reinaugurado em 1991, trazendo novas expectativas para toda a torcida rubro-negra.
O amistoso que marcou a reinauguração foi disputado contra a equipe do Olimpia, do Paraguai, em 25 de agosto de 1991. Mesmo com a equipe rebaixada no Campeonato Brasileiro daquele ano, o início do Baianão trouxe novos ares. O Leão disputou duas partidas contra o Bahia, na Fonte Nova, e outras partidas no Barradão, sempre aos fins de semana, às 15 horas, devido à falta de iluminação no estádio.
Primeiro Jogo Oficial no Barradão
O primeiro jogo oficial do Leão em sua nova casa foi contra a equipe do Serrano, no dia 15 de setembro. A partida contou com a presença de 2.431 torcedores e resultou numa goleada: Vitória 4 x 0 Serrano. Os gols foram marcados por Wagner, Badu, André Carpes e um contra de Marques, inaugurando uma nova era de vitórias para a história rubro-negra.
Apesar da vitória, o estádio ainda seria pouco usado pelo clube, situação que só mudaria a partir de 1994. Mesmo assim, a partida contra o Serrano serviu como divisor de águas para o Barradão se tornar a potência que é atualmente.