A recente vitória do Manchester City na Supercopa da Europa após uma decisão acirrada nos pênaltis contra o Sevilla fez com que o técnico Pep Guardiola alcançasse um recorde impressionante: tornou-se com 36 títulos, o segundo treinador com mais conquistas na história do futebol. Neste ano de 2023, Guardiola, que acumula 15 anos de trabalho no esporte profissional, se destacou isoladamente no mundo do futebol.
Essa é a quarta vez que o técnico espanhol de 52 anos vence a Supercopa europeia e a primeira vez que consegue tal feito no comando do Manchester City. Desde que assumiu a liderança do time inglês, Guardiola colecionou 15 troféus, um a mais do que conquistou quando estava à frente do time do Barcelona. Distribuídos entre Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, esses títulos concederam ao técnico espanhol lugar de destaque na história do futebol mundial.
No total, Guardiola tem em seu currículo três Champions League, três Mundiais de Clubes, quatro Supercopas da Europa, três Campeonatos Espanhóis, duas Copas do Rei, três Supercopas da Espanha, três Campeonatos Alemães, duas Copas da Alemanha, cinco Campeonatos Ingleses, quatro Copas da Liga Inglesa, duas Copas da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra.
Como Guardiola se compara a outros técnicos na história do futebol?
É imprescindível salientar que, apesar do extenso número de conquistas, Pep Guardiola ainda está atrás de Sir. Alex Ferguson, lendário treinador do Manchester United, que acumula em sua carreira de 39 anos nada menos que 49 títulos. O renomado Mircea Lucescu fecha o pódio dos técnicos com mais títulos na história do futebol, com 35 conquistas em suas 42 temporadas.
Com 823 jogos como técnico nas costas, Guardiola tem uma incrível média de um título a cada 22,8 partidas. Ao todo, foram 600 vitórias, 125 empates e 98 derrotas, com 2.054 gols feitos e 630 sofridos. O técnico agora se equipara a Carlo Ancelotti como o maior vencedor de Supercopas da Europa.
O Manchester City, que recentemente venceu o Burnley por 3 a 0, tem seu próximo compromisso marcado para sábado, em um jogo contra o Newcastle, válido pela Premier League. A partida acontecerá em Manchester, às 11h, horário de Brasília.