Desde as primeiras pegadas das marcas nas camisas dos clubes nos anos 80, a relação entre patrocínios e futebol no Brasil se transformou profundamente. Hoje, o vínculo entre clubes e patrocinadores é intrincado, de natureza financeira e estratégica, influenciando na formação de times e na história das competições. Das incontáveis relações entre clube e patrocinador, destacamos seis que deixaram marcas significativas no futebol brasileiro.
Entre as mais duradouras está a parceria entre o Banrisul, banco estatal do Rio Grande do Sul, e os clubes Grêmio e Internacional. Desde 2001, ambos os clubes mantêm os mesmos patrocínios, com exceção da Betsul com o Grêmio, firmado apenas em 2023. No total, foram 42 títulos conquistados sob o patrocínio do Banrisul, 25 com o Internacional e 17 com o Grêmio.
No ranking da polêmica, sem dúvida, destaca-se a parceria entre o Vasco e o SBT, que durou apenas um jogo. Foi na final do Brasileirão de 2000. Na época, o ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, insatisfeito com a cobertura da Globo, decidiu estampar a marca da emissora concorrente, o SBT, na camisa do clube. A jogada de marketing causou furor e entrou para a história do futebol brasileiro.
Das relações mais icônicas do futebol nacional
A relação entre o Botafogo e a Pepsi-Cola, iniciada em 1995, também merece ser lembrada. A marca de refrigerante escolhida para estampar a camisa do Glorioso foi a Seven Up. Para fortalecer a parceria, o craque Túlio Maravilha trocou a camisa número 9 pela 7, numa clara alusão ao refrigerante. Prova do sucesso dessa jogada de marketing, as vendas da marca aumentaram consideravelmente no Rio de Janeiro e o Botafogo sagrou-se campeão brasileiro.
Já a parceria entre a Petrobras e o Flamengo durou 25 anos, de 1984 a 2009, período em que o clube conquistou 34 títulos, incluindo três Campeonato Brasileiro, duas Copa do Brasil, uma Mercosul e dez Cariocas. A estatal não apenas estampou sua marca e produtos nos uniformes do Flamengo, como também se envolveu diretamente em negociações de jogadores para o clube.
Outra parceria de destaque foi entre o Fluminense e a Unimed, que durou 15 anos, de 1999 a 2014. Ela foi fundamental para a recuperação do clube após um período difícil que incluiu o rebaixamento para a Série C. Sob o patrocínio da Unimed, o Fluminense conquistou a Copa do Brasil (2007), e o Campeonato Brasileiro (2010 e 2012) e fez campanhas de destaque em torneios continentais.
Finalizamos a nossa lista de patrocínios históricos com a parceria entre o Palmeiras e a Parmalat, que durou de 1993 a 1999. A companhia italiana não poupou esforços na contratação de grandes jogadores e este apoio se refletiu em cerca de 11 títulos conquistados pelo clube paulista, incluindo dois Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores de 1999.