Se você passar uma nuvem de alegria quando ouvir o som dos hinos nacionais sendo tocados nas Cerimônias de Abertura das Olimpíadas, se emocionar ao ver atletas de várias partes do mundo competindo com garra e determinação, você certamente é um fã do maior espetáculo esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos.
E uma modalidade que sempre chama muito a atenção nesse evento e que nós amamos tanto, é o futebol. Você sabia que o futebol é uma modalidade olímpica desde o início do século 20? A primeira vez que o futebol fez parte da programação das Olimpíadas foi na edição de Paris, em 1900. Nesse tempo, o futebol era considerado um esporte de exibição nas Olimpíadas.
Mas, somente a partir de 1908, em Londres, é que ele passou a ser considerado uma modalidade oficial. No entanto, desde a década de 40, as regras foram alteradas e passaram a ser permitidas apenas equipes sub-23, com no máximo três jogadores acima dessa idade.
O futebol nas Olimpíadas e no Brasil
Nosso querido Brasil também tem uma história rica e cheia de emoções no futebol Olímpico. Antes de 2016, o país possuía três medalhas de prata, conquistadas em 1984, 1988, e 2012, e duas de bronze, obtidas em 1996 e 2008. O Brasil nunca havia ganhado o ouro até que, no Rio de Janeiro em 2016, durante as Olimpíadas de casa, o hexa tão sonhado veio em grande estilo com uma vitória sobre a Alemanha.
Quatro anos depois, na cidade de Tóquio, a seleção brasileira repetiu o feito e levou a medalha de ouro ao vencer a Espanha por 2 x 1 na grande final, tornando-se bicampeão olímpico. Sendo esta uma grande conquista para o futebol brasileiro masculino e também para o país.
Quem são os maiores campeões?
Se você é curioso como eu e quer saber quem são os maiores campeões das competições de futebol nas Olimpíadas, a resposta é: Hungria e Grã-Bretanha. Eles dominam o topo do ranking na modalidade masculina com 3 medalhas de ouro cada um. O Brasil, apesar das conquistas recentes, aparece em terceiro lugar com duas medalhas de ouro. Na modalidade feminina, as americanas dominam com quatro medalhas de ouro.
Mas lembre-se, caro leitor, que embora seja emocionante torcer pelo seu país e comemorar cada vitória, as Olimpíadas representam muito mais do que isso. Elas simbolizam a união entre nações, a superação de limites e a celebração do esporte.