As redes sociais movem um verdadeiro mercado financeiro onde as cifras pagas por publicações alcançam valores estratosféricos. Este é o caso de Cristiano Ronaldo, o astro do futebol que, além de consagrado como um dos melhores jogadores do mundo, é também reconhecido como um dos maiores influenciadores digitais da atualidade.
Mas a influência do craque não se limita apenas aos gramados. Cristiano Ronaldo vem, pelo terceiro ano consecutivo, liderando a lista dos maiores arrecadadores do Instagram, superando grandes nomes do entretenimento como Selena Gomez e Dwayne “The Rock” Johnson.
Segundo dados da ferramenta de agendamento do Instagram, Hopper HQ, Cristiano Ronaldo pode embolsar cerca de US$ 3,23 milhões por post na plataforma. Essa quantia está relacionada não somente ao número de seguidores, que se aproxima de 600 milhões, mas principalmente ao alcance e à influência que o jogador português tem no contexto das redes sociais.
E quem acompanha Ronaldo no pódio dos milionários do Instagram?
O rival mais próximo de Ronaldo neste nicho é o argentino Lionel Messi, que pode arrecadar quase US$ 2,6 milhões para cada postagem. Isso coloca os dois grandes nomes do futebol mundial à frente de celebridades monumentais do universo musical e cinematográfico como a cantora Selena Gomez, a poderosa do market da maquiagem – Kylie Jenner, e o consagrado ator Dwayne “The Rock” Johnson.
Na lista dos 20 maiores ganhadores, apenas dois outros atletas aparecem: o jogador de críquete indiano Virat Kohli e o craque brasileiro Neymar, cujos ganhos são quase o dobro comparados ao seu companheiro de Paris St Germain, Kylian Mbappé, por postagem.
Os números expressivos que circulam este universo digital não são meros acasos, mas refletem a influência e o poder que tais personalidades exercem na atualidade, funcionando como um termômetro do comportamento e das tendências contemporâneas. Com o poder de influência que alcançam, as celebridades digitais se convertem em importantes estratégias de marketing na divulgação de marcas e produtos.
O futebol, por sua vez, aumenta ainda mais o protagonismo com dois gigantes, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, dominando a lista dos mais ricos do Instagram. Essa realidade também reflete como os astros deste esporte são capazes de influenciar os fãs, seja no campo ou fora dele.