Conhecido por seus adeptos como o “Gigante da Colina”, o Vasco da Gama carrega uma trajetória marcada por vitórias, superações e homenagens à cultura portuguesa. Fundado em 1898, ano do quarto centenário do Descobrimento do Caminho das Índias, o time traz em sua camisa a homenagem ao navegador Vasco da Gama, um verdadeiro ícone português.
Com origem como clube de regatas, a equipe do Vasco só ingressou no futebol em 1916. Inicialmente, os uniformes não continham a faixa diagonal emblemática, mas exibiam uma camisa preta com golas brancas e uma cruz vermelha na altura do coração. Esta vestimenta é homenageada na atual terceira camisa do Vasco.
Os “Camisas Negras”, como eram chamados, fizeram história na década de 1920. No entanto, foi somente na década de 1930 que a faixa diagonal começou a ser usada, tornando-se oficialmente parte do uniforme a partir de 1945. Esse período também marcou a ascensão do Vasco como o “Expresso da Vitória”, conquistando o Campeonato Carioca em diversos anos e outras competições nacionais e internacionais.”
O significado além da estética: A bandeira Vascaína
Dário Lourenço Júnior, especialista em história do futebol, explica a simbologia da bandeira do Vasco: “A bandeira do Vasco não é apenas uma escolha estética, ela conta uma história. O preto representa os mares nunca navegados, as tormentas, o abismo, o fim do mundo conhecido e as mortes que ficaram pelo caminho.
A faixa branca é a rota vitoriosa do navegador Vasco da Gama e por fim a cruz que representa a fé do povo português e a própria providência”. Hoje, a cruz de malta e a faixa na camisa do Vasco são imagens icônicas que sintetizam a história de persistência, fé e vitória deste time brasileiro.
Como jornalista da PUC de São Paulo e morador da zona sul da mesma cidade, sempre tive um enorme interesse pelo mundo dos esportes. Sou apaixonado pelo futebol e tenho uma simpatia especial pelos times Borussia Dortmund e Arsenal. Também aprecio outros esportes como futebol americano, onde torço pelo Pittsburgh Steelers, a NBA, sendo um fã dos Los Angeles Lakers, BMX, música, cachorros, esports e vídeo games.