Com o futebol brasileiro cada vez mais competitivo, raros são os clubes que nunca conheceram o sabor amargo de um rebaixamento. São Paulo e Flamengo são os únicos que, até o momento, não precisaram passar pelo crivo da série B. Em contrapartida, o Cuiabá, uma agremiação mais nova, fundada em 2001, vem mostrando sua força ao disputar a série A do Brasileirão.
O Cuiabá disputou a primeira divisão pela primeira vez em 2021. Mesmo com menos de duas décadas de história, o clube mato-grossense tem se mantido na elite do futebol nacional e, até agora, nunca foi rebaixado para a Série B.
Por outro lado, clubes tradicionais, com uma história entrelaçada com a do futebol brasileiro, como o Cruzeiro, não tiveram o mesmo destino. O time mineiro foi o último dos 12 grandes a amargar o rebaixamento pela primeira vez em 2019. O Cruzeiro permaneceu na Série B até 2022, evitando um novo descenso na penúltima rodada de 2023.
A atualidade difícil do Santos
Já o Santos, outro gigante do futebol brasileiro, passa por um período complicado. Em 2024, o clube disputará apenas o Campeonato Paulista e a Série B, ficando de fora da Copa do Brasil no próximo ano. A equipe litorânea buscará se reerguer e retomar o seu lugar na elite do futebol nacional.
Essa é a prova de que no futebol, o passado glorioso não garante o sucesso no presente ou no futuro. As disputas são decididas nas quatro linhas e independem do histórico de cada agremiação. Para se manter na elite, é preciso trabalho duro, planejamento e, sobretudo, bons resultados em campo.