Relembre os escândalos que tiraram pontos de grandes times do futebol brasileiro

Há várias ocasiões na história do futebol brasileiro em que clubes acabaram tendo pontos subtraídos devido a decisões de tribunais. Na maioria, essas penalizações ocorreram graças à escalação irregular de algum jogador. Vamos relembrar alguns desses casos marcantes.

Um dos casos notáveis de perda de pontos ocorreu em 2013 com Heverton da Portuguesa. O clube caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro após perder quatro pontos no STJD devido à escalação improvável do jogador, que estava suspenso.

O Caso de Sandro Hiroshi

Dentre os casos mais memoráveis de perda de pontos, destaca-se o caso do ex-atacante Sandro Hiroshi do São Paulo, ocorrido em 1999. Hiroshi adulterou sua data de nascimento e sofreu uma penalização de 180 dias de suspensão pelo STJD, além de ser processado na Justiça Comum por falsidade ideológica.

No campo, o São Paulo perdeu três pontos decorrentes de uma vitória expressiva de 6 a 1 sobre o Botafogo. Esses pontos perdidos acabaram sendo herdados pela equipe carioca, pontos esses que foram cruciais para evitar a queda do clube. No lugar do Botafogo, quem acabou rebaixado foi o Gama, que recorreu à Justiça Comum e conseguiu se manter na elite.

Quem Organizou o Campeonato Brasileiro de 2000?

Com a CBF impossibilitada de organizar o Campeonato Brasileiro de 2000, o extinto Clube dos 13 tomou à frente da organização e criou a Copa João Havelange. O Gama, Botafogo, Fluminense, América-MG e Bahia participaram do torneio, embora os últimos três estivessem originalmente na Série B.

Outro caso de escalação irregular aconteceu no São Caetano, quando o clube foi punido com a perda de 24 pontos no Campeonato Brasileiro por conta de irregularidades na inscrição de Serginho. Apesar disso, o clube conseguiu se manter na Série A, terminando a competição na 18ª posição entre 24 clubes.

Perda de Pontos por Invasão de Campo

Em 1991, durante um clássico entre Fluminense e Botafogo pelo Campeonato Carioca, a partida foi interrompida quando um alambrado foi derrubado pela torcida do Botafogo, resultando em confronto no campo. A partida estava em um empate 0 a 0 e, após julgamento, o Botafogo perdeu o ponto conquistado.

Esses casos notáveis de perda de pontos decorrentes de escalações irregulares ou outras infrações similares relembram a importância de manter a integridade e o profissionalismo no futebol brasileiro. A responsabilidade dessas ações cabe a todos, desde jogadores e membros do clube até a CBF e outros reguladores do futebol.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.