Autor do título mundial de 2005, o volante Mineiro é um dos grandes ídolos da história do São Paulo. Nascido em Porto Alegre-RS em 2 de agosto de 1975, Carlos Luciano da Silva, conhecido como Mineiro, é lembrado no mundo do futebol por suas notáveis roubadas de bola, sempre sem cometer faltas.
Deu seus primeiros passos na carreira aos 21 anos, ainda no Rio Grande do Sul, onde atuou por Internacional e Rio Branco de Americana. Foi no Guarani, em 1997, que seu futebol chamou a atenção da Ponte Preta, seu maior rival na época. Mineiro defendeu a Macaca com destaque por cinco anos.
O auge de sua carreira ocorreu em 2005. A pedido do técnico Émerson Leão, o volante chegou ao São Paulo, conquistando o Campeonato Paulista, a Libertadores e o Mundial, onde marcou o gol da vitória contra o Liverpool no Mundial de Clubes da FIFA.
Mineiro teve carreira internacional
Em 2006, surpreendentemente convocado para a Copa do Mundo, Mineiro não teve a chance de entrar em campo, mas brilhou ao conquistar o Campeonato Brasileiro com o São Paulo no mesmo ano. Também teve passagens por times internacionais marcaram sua carreira, incluindo o Hertha Berlim em 2007 e o Chelsea em 2008, atendendo ao chamado de Luiz Felipe Scolari. No entanto, sua estadia nos blues foi breve, marcada por uma única partida. Tentou recomeçar no Shalke 04, mas, após uma temporada, foi dispensado.