Há quase um século, em 1930, o Estádio São Januário foi inaugurado no coração do Rio de Janeiro pela força dos próprios apaixonados vascaínos. Desde então, a “Casa do Povo” tem sido nada menos que um símbolo de resistência e transformação no futebol brasileiro. Mas como isso aconteceu? Vamos mergulhar nessa história fascinante.
A singularidade do estádio começa pelo modo como foi construído. Financiado por uma campanha de arrecadação entre os sócios e torcedores do Vasco da Gama, São Januário foi, até 1930, o maior estádio do mundo. Sua grandiosidade só foi superada com a inauguração do Estádio Centenário em Montevidéu, Uruguai, destinado à primeira Copa do Mundo da história.
A construção do “Templo” e a resposta contra a elitização do futebol
Nos primórdios do futebol do Vasco da Gama, o clube utilizava o campo de c (que posteriormente se tornou a casa do America – RJ), mas desde que alcançou a primeira divisão, em 1923, já existiam planos para a construção de um estádio próprio.
Esse desejo se tornou mais forte quando a AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos), liga formada pelas elites cariocas e que regia o futebol do Rio de Janeiro na época, excluiu o Vasco da Gama, alegando que o clube não possuía um estádio próprio.
Não aceitando ser submetido às arbitrariedades da aristocracia carioca, que discriminava o futebol e os clubes de classes sociais inferiores, o Vasco lançou uma campanha de arrecadação de verbas. Tanto o terreno em São Cristóvão, escolhido pelo Vasco por sua semelhança com o local de fundação do clube na zona portuária do Rio, quanto a construção do estádio foram financiados com a arrecadação de 685 e 2.000 contos de réis, respectivamente.
São Januário foi inaugurado com um confronto entre Vasco da Gama e Santos?
Sim, dez meses após o início da construção, em 21 de abril de 1927, o estádio vascaíno se erguia majestoso e acolhia o seu primeiro jogo: Vasco x Santos. A partida terminou com vitória dos paulistas por 5×3 e o primeiro gol no estádio foi marcado pelo jogador santista Evangelista, aos 20 minutos do primeiro tempo. Apesar do resultado, o jogo foi ofuscado pela grandiosidade do feito vascaíno de construir o maior palco do futebol sul-americano da época.
O legado de São Januário continua a ser fortalecido. Em 2020, uma campanha de doações dos torcedores viabilizou a construção do Centro de Treinamento vascaíno em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Esse lugar histórico continua escrevendo a história do clube e do futebol brasileiro com a ajuda do patrocinador Banco BMG e da empresa de apostas online NetBet.