Sendo um dos grandes nomes do futebol brasileiro, Telê Santana é lembrado por sua excelente passagem no comando do São Paulo. Marcando o futebol brasileiro na década de 90, ele foi responsável por conduzir o Tricolor Paulista para uma era vitoriosa. Sendo Eternamente reverenciado pela torcida são-paulina, Telê Santana conquistou um total de dez títulos oficiais pelo clube, sendo registrado na história como o treinador com mais conquistas pelo São Paulo.
Em seu currículo, podemos notar títulos de peso e de grande prestígio no futebol sul-americano e internacional. No comando do Tricolor, Telê Santana foi vencedor de um Campeonato Brasileiro (1991), dois Campeonatos Paulistas (1991 e 1992), duas Copas Libertadores (1992 e 1993), dois Mundiais de Clubes (1992 e 1993), duas Recopas Sul-Americanas (1993 e 1994) e uma Supercopa da Libertadores (1993).
Com seu estilo de jogo técnico e agressivo, Telê Santana revolucionou o futebol brasileiro e em particular, a forma do São Paulo jogar. A segunda passagem de Telê pelo clube, entre 1990 e 1996, é considerada uma das mais gloriosas da história do São Paulo, e continua a influenciar a forma como o clube se porta no cenário nacional e internacional.
Quem sucedeu a Telê Santana no São Paulo?
Após Telê, outros treinadores tiveram grande destaque, como é o caso de Muricy Ramalho. Ele figura na segunda posição, com cinco conquistas, sendo a Copa Conmebol de 1994, a Copa Master da Conmebol de 1996 e três Campeonatos Brasileiros consecutivos, realizados em 2006, 2007 e 2008.
O grande Telê Santana faleceu em abril de 2006, aos 74 anos, mas sua influência e legado permanecem vivos dentro do clube. Frequentemente, durante as partidas, a torcida são-paulina entoa cânticos em sua homenagem, mantendo viva a memória de um dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro.
Telê Santana teve uma vida dedicada ao futebol e deixou como legado principal, uma maneira única de conduzir o jogo, que até os dias atuais é inspiração para novos técnicos e atletas. Suas conquistas, visão de jogo e desenvolvimento de atletas são pilares que mantêm o respeito e a admiração da nação tricolor e do futebol brasileiro.