Franz Beckenbauer: ícone revolucionário do futebol deixa legado imortal Franz Beckenbauer, conhecido mundialmente como “Kaiser” e um dos poucos a vencer a Copa do Mundo como jogador e técnico, será para sempre lembrado como um dos maiores ícones do futebol mundial. Beckenbauer, duas vezes vencedor da Bola de Ouro e precursor da posição de líbero, influenciou gerações e moldou o futebol de maneira singular.
Franz Beckenbauer: uma trajetória de sucesso Nascido em 11 de setembro de 1945 em Giesing, na Baviera, Beckenbauer ingressou nas categorias de base do Bayern de Munique no final dos anos 50. Na época, ele era torcedor do Munich 1860, o rival local. No Bayern, assumiu a posição de capitão e levou o clube à conquista de cinco títulos da Bundesliga e três da Champions League.
Em 1966, Beckenbauer venceu a Copa da Alemanha e a Recopa Europeia em 1967, no ano seguinte assumiu como capitão e foi essencial para a conquista do primeiro título da Bundesliga na campanha de 1968/1969. Conquistou ainda três títulos da Champions League. Durante sua carreira, também jogou com o New York Cosmos, na North American Soccer League (NASL), vencendo o campeonato em três ocasiões.
Carreira Internacional
Beckenbauer foi revolucionário também a nível internacional. Sua estreia na Copa do Mundo foi em 1966, levando a Alemanha Ocidental à final, onde foi derrotada pela Inglaterra. Em 1972, foi o capitão na vitória sobre a União Soviética na final da Eurocopa. A consagração internacional veio com a vitória na Copa do Mundo de 1974, onde a Alemanha Ocidental derrotou a Holanda na final.
Após se aposentar como jogador, Franz se tornou técnico e guiou a seleção alemã à final da Copa do Mundo de 1986 e à vitória em 1990. Como gestor, Beckenbauer liderou a candidatura bem-sucedida da Alemanha para sediar a Copa do Mundo de 2006. Além disso, atuou como presidente do Bayern de Munique durante 15 anos e levou o Olympique de Marselha ao título da liga em 1991. Um legado imortalizado
O Líbero
Um dos maiores legados de Beckenbauer foi a revolução no papel do defensor. São dele as raízes da evolução do líbero, um defensor que trabalha em toques de bola e ataca quando necessário. Ele transformou a função e se tornou pioneiro para a posição que temos hoje.
Franz Beckenbauer deixou uma marca inegável e duradoura no futebol, reescrevendo a história do futebol alemão e mundial. Líder, visionário e sempre inovador, a figura do “Kaiser” estará para sempre nas memórias e nos campos de todo o mundo.