Em 1971, o cenário do futebol brasileiro testemunhou um marco histórico com a realização do primeiro Campeonato Brasileiro. Anteriormente, competições nacionais existiam, e mais tarde seriam reconhecidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como parte da trajetória do Campeonato Brasileiro, mas foi a edição daquele ano que verdadeiramente uniu equipes de todo o país em um torneio de grande relevância.
A competição reuniu 20 clubes de diferentes regiões do Brasil, divididos em dois grupos de 10 participantes, que se enfrentaram em jogos de ida e volta. Posteriormente, os 12 melhores classificados foram divididos em três grupos de quatro equipes, disputando partidas entre si. O grande objetivo era alcançar a almejada vaga na final, onde as três primeiras equipes competiriam em um triangular decisivo, determinando o campeão.
Comandado por um Telê Santana em início de carreira, o Galo não alçava vôos muito altos em termos de expectativas, mas surpreendeu a todos ao se classificar em segundo lugar no Grupo B, acumulando 23 pontos (com 7 vitórias, 9 empates e 3 derrotas, lembrando que as vitórias valiam 2 pontos).
Com confiança em alta, o Atlético avançou para a segunda fase, onde enfrentou Internacional, Santos e Vasco. A equipe alvinegra, com apenas duas derrotas em seis jogos, assegurou o primeiro lugar no grupo e conquistou seu lugar no triangular final.
No primeiro jogo dessa fase, o Galo venceu o São Paulo por 1×0 no Estádio Mineirão, com um gol marcado por Oldair. A vitória do São Paulo por 4×1 sobre o Botafogo colocou o Atlético Mineiro em posição privilegiada na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro de 1971.
O Atlético então viajou para o Rio de Janeiro precisando apenas de um empate para garantir o tão desejado título. No entanto, os comandados de Telê Santana foram além das expectativas e conquistaram a vitória. O gol decisivo de Dario, aos 16 minutos do segundo tempo, confirmou o Atlético Mineiro como campeão do Campeonato Brasileiro de 1971, alcançando o lugar mais alto do futebol brasileiro pela primeira vez em sua história.