Uma grande estreia no futebol agita o dia dos torcedores mais apaixonados. O clube de futebol Corinthians, sob os holofotes do Mundial de Clubes da FIFA, inova ao quebrar um tabu que ronda o seu uniforme. A mudança é apontada pela entidade do futebol, que informa que todas as equipes devem portar o logotipo da sua iniciativa social, o Football for Hope em seus uniformes.
O detalhe intrigante e polêmico dessa ação é que o logo da iniciativa é predominantemente verde, cor essa que nunca havia estampado o uniforme corintiano por ser a cor de seu maior rival. Mesmo com tentativas de mudança propostas pela diretoria do Corinthians, a FIFA se manteve firme na decisão, conforme pontua o comunicado oficial do clube.
A exigência do uso do logo do Football for Hope, como explicado pela FIFA, se aplica a todas as equipes participantes do Mundial de Clubes. A entidade não considerou o pedido do Corinthians, que quis evitar a cor verde, cor essa que é representante do seu maior rival. Depois de diversos pedidos tendo sido negadas, prevaleceu a regra e, sem alternativas, o Corinthians estampará em seu uniforme, pela primeira vez na história, a cor verde.
O que representa este momento para o Corinthians?
Essa situação apresenta-se como um momento de deixar rivalidades de lado e focar no que é realmente importante: o futebol e o seu poder de unir as pessoas, mesmo que venha com uma pitada de controvérsia. Recentemente, um torcedor escocês do clube Celtic (que tem as suas cores principais como verde e branco) foi retirado do estádio Pacaembu, onde assistia um jogo do Corinthians, após ser hostilizado por alguns torcedores.
Este grupo de torcedores, insatisfeitos com a presença do escocês vestindo as cores do seu clube, não souberam lidar com a situação e quebraram, de uma maneira completamente oposta, a tradição de nona cor verde no estádio. Hoje, por mandato da FIFA, o Corinthians vai contra suas próprias tradições e coloca em seu uniforme um logo com a cor do maior rival. Será interessante observar como a torcida lida com essa novidade.