LUTO: Faleceu ex-técnico do Athletico-PR e Coritiba

Em 2021, o futebol paranaense recebeu uma triste notícia ao ter conhecimento da morte de Ronaldo Augusto Borba, o Borba Filho, no dia 5 de abril. Lendário técnico, ele comandou Athletico Paranaense, Coritiba, Londrina, entre outros clubes.

" "

Nascido em Curitiba em 12 de março de 1938, Borba Filho nos deixou aos 82 anos de idade, residindo em Itajaí, Santa Catarina, após enfrentar uma batalha contra o câncer de próstata. Sua jornada no mundo do futebol teve início nas categorias de base do Athletico, mas embora tenha passado pelo Coritiba, ele não chegou a se profissionalizar como jogador. No entanto, sua paixão pelo esporte o levou a realizar um estágio no Fluminense, em 1969, onde teve a oportunidade de aprender com renomados profissionais como Telê Santana e Carlos Alberto Parreira, desempenhando o papel de preparador físico.

Acabou de sair

Sua carreira como treinador teve seu pontapé inicial em 1970, quando assumiu o comando do Londrina. Posteriormente, ele teve passagens pelos extintos clubes Água Verde e Pinheiros, dois dos sete clubes que deram origem ao Paraná Clube. Durante sua trajetória, Borba Filho alcançou a glória ao conquistar o título paranaense como técnico pelo Cascavel, em 1980, e posteriormente pelo Pinheiros, em 1984.

Além de sua atuação como treinador, Borba Filho também se destacou como olheiro do Athletico, fazendo importantes indicações, como a de talentosos jogadores sul-americanos, entre eles David Ferreira e Edwin Valência. Em um notável capítulo de sua carreira, em 2005, ele teve a oportunidade de comandar interinamente o Athletico na histórica campanha que levou o clube à final da Libertadores, enfrentando o Cerro Porteño, do Paraguai, nas oitavas de final, alcançando a posição de vice-campeão.

Comentários estão fechados.