Embora Erling Haaland’s, do Manchester City, tenha brilhado ao marcar cinco gols na goleada por 6 a 2 sobre o Luton Town na Copa da Inglaterra na última terça-feira, ele ainda está longe de quebrar o recorde de maior número de gols marcados em uma única partida no futebol europeu. Desde 1971, o detentor do recorde é, Ted MacDougall, do Bournemouth, que fez incríveis nove gols na vitória do seu time sobre o Margate na primeira rodada do torneio.
Entre as grandes estrelas do futebol inglês, Haaland aproxima-se do recorde de George Best, que fez seis gols na vitória do Manchester United por 8 a 2 sobre o Northampton Town em 1970, uma partida también da FA Cup.
Na Premier League, cinco jogadores dividem o recorde de gols em uma única partida: Andy Cole, Alan Shearer, Jermain Defoe, Dimitar Berbatov e Sérgio Aguero, todos marcaram cinco gols em um único jogo. Na LaLiga, Agustin Sauto Arana e Laszlo Kubala detêm o recorde, com sete gols cada em uma única partida.
Existe um recorde mundial?
O recorde mundial de mais gols marcados pelo mesmo jogador em um jogo oficial é de Stefan Dembicki. Ele marcou nada menos que 16 gols pelo Lens, na goleada de seu time por 32 a 0 sobre o Auby Asturies na primeira rodada da Copa da França de 1942-43.
Podemos concluir que, embora a habilidade de Erling Haaland de marcar gols seja impressionante, ainda há um longo caminho a percorrer antes que ele possa quebrar qualquer recorde de gols em uma única partida no futebol europeu.