O célebre narrador esportivo Marco Antônio Pereira faleceu no domingo, 17 de março de 2024, aos 67 anos. Marco, ou Marcão, como era carinhosamente conhecido entre colegas, amigos e fãs, deixa um rastro de mais de quatro décadas de atuação profissional no rádio.
Marcado pelo seu bom humor na condução das transmissões, Marcão trabalhou nas rádios Progresso, Gaúcha, Guaíba, Bandeirantes e Gre-Nal. Além disso, também fez narrações de jogos do Grêmio em um canal no Youtube e atuou na Rádio Mais Independência, de São Leopoldo.
Em sua carreira, Marco ficou famoso por ter várias expressões que eram rapidamente reconhecidas pelos ouvintes. Entre os jargões mais conhecidos do narrador estavam “É do Goiás”, “Mestre Jonas”, “Não escapa nada da reportagem” e “Vai te afumentar!”.
Cerimônia e homenagens
O velório de Marco Antônio Pereira está sendo realizado no Cemitério Ecumênico Cristo Rei, em São Leopoldo. A cerimônia teve início às 4h desta segunda-feira (18) e deve se estender até às 16h, horário previsto para o sepultamento. Um minuto de silêncio será respeitado antes da partida entre Juventude e Inter, válida pelas semifinais do Campeonato Gaúcho, em homenagem ao narrador.
Clubes de futebol, entidades esportivas e ex-colegas de microfone repercutiram a morte de Marcão nas redes sociais. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) publicou uma nota onde diz que diante da perda irreparável, presta condolências a familiares e amigos.
A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) manifestou pesar pela morte do comunicador. “Fica a lembrança de um dos maiores e melhores narradores de nossa história”, diz trecho da manifestação. Marco Antônio Pereira deixa um legado de profissionalismo, carisma e competência no mundo esportivo. Perdemos mais que um grande narrador, perdemos um grande amigo.