Trinta anos atrás, era comum ver jogadores de futebol exibindo mais do que suas habilidades em campo. Assim, muitas vezes, eles se tornavam protagonistas de ensaios fotográficos para revistas masculinas, destinadas principalmente ao público homossexual, fazendo sucesso em revistas como a inesquecível G Magazine.
Lembrados até os dias de hoje por esses ensaios audaciosos, alguns jogadores ainda marcam aventura pelo mundo da nudez explicita. Vamos relembrar alguns desses jogadores brasileros que se despiram para revistas durante o auge de suas carreiras e que, de alguma forma, desafiaram os limites do tradicionalismo no mundo do esporte.
Quem foram alguns dos jogadores de futebol que posaram nus?
Ao recordar essas polêmicas do passado, um nome inevitavelmente destaca-se: Marcos André Batista Santos, popularmente conhecido como Vampeta. Em 1999, o volante do Corinthians e da seleção brasileira, aceitou posar completamente nu para a G Magazine. Fazendo jus ao seu apelido, em função de sua fama de “vampiro”, o jogador causou frisson com suas fotos ousadas.
Outro envolvido nessas polêmicas foi o ex-craque do Corinthians, Dinei. No já distante ano de 1999, ele também participou de um ensaio completamente nu para a mesma revista. Embora não goste muito de falar sobre o assunto, Dinei causou bastante alvoroço na época.
Quem mais aderiu à moda de posar nu entre os jogadores de futebol?
Fechando a tríade corinthiana, temos Fábio Braz. O ex-jogador de Corinthians e Flamengo, também posou para as lentes da G Magazine em 2001. No entanto, ele não foi capa da publicação e suas fotos estiveram apenas na seção interna da revista. Se lembrarmos de carioca, temos que falar sobre Túlio Maravilha. Em 2003, o ex-atacante do Botafogo foi destaque na G Magazine. De acordo com ele, a “G” era o auge, perdendo somente para a Playboy.
Entretanto, esse fenômeno não se restringia ao eixo Rio-São Paulo. Jogadores de outros times também se renderam aos chamados das revistas. Assim foi com Alexandre Gaúcho, destaque do Grêmio, que ousou estampar a capa da G Magazine em 2005, após o time vencer a Libertadores em 1995.
Portanto, a nudez dos jogadores mostrou diversos lados do futebol que geralmente estariam ocultos. Independentemente das motivações pessoais desses atletas, todos foram pioneiros ao desafiar as convenções sociais e abrir novos caminhos na indústria do futebol brasileiro.