O Brasileirão é uma competição que costuma marcar algumas erratas de contratações pelos clubes de futebol envolvidos. À medida que este campeonato chega à sua reta final, é hora de fazer um balanço sobre quais jogadores, apesar da expectativa e investimento, acabaram por se tornar verdadeiros micos na temporada.
Dentre esses, destacam-se jogadores com notável prestígio e com altos valores envolvidos em suas contratações, que, no entanto, não conseguiram render o esperado em campo durante a competição. Existem alguns jogadores que, devido ao seu alto custo e ao baixo rendimento, acabaram por se tornar o centro das atenções neste aspecto. Dentre eles, destacam-se Conca, Borja, Lucas Pratto e Orlando Berrío.
O argentino Conca, por exemplo, que foi festejado pela torcida do Flamengo ao desembarcar no Brasil em janeiro, veio do futebol chinês com muita moral devido a sua passagem vitoriosa pelo Fluminense. No entanto, a sua performance não correspondeu às expectativas; após sofrer uma lesão no joelho em março, acabou jogando apenas 15 minutos pelo time carioca em duas partidas.
Quem são os demais jogadores que decepcionaram?
Sensação da Libertadores de 2022, Borja chegou com status de ídolo no Palmeiras. No entanto, o colombiano, que havia sido contratado pelo valor de 33 milhões, virou um verdadeiro mico para o time. Suas atuações fracas levaram-no a perder espaço, ficando na reserva do clube Alviverde. Com apenas três gols anotados em 16 partidas pelo Brasileiro, o jovem de 24 anos já teve até sua saída do clube cogitada.
A lista continua com Lucas Pratto, que trocou o Atlético-MG pelo São Paulo por 22 milhões. Em 25 jogos, o atacante argentino só conseguiu marcar cinco gols, uma grande decepção considerando o alto investimento do Tricolor.
O cenário é semelhante com o também colombiano Orlando Berrío. Contratado pelo Flamengo por 15,8 milhões, o atleta não conseguiu se firmar como titular do time. Em 15 partidas pelo Brasileirão, Berrío marcou apenas dois gols, deixando a desejar frente ao alto investimento feito pelo clube.
Somado a estes, há também menções honrosas a Alecsandro (Coritiba), Kazim (Corinthians), Rômulo (Flamengo), Leandro Donizete (Santos), Marlone (Atlético-MG), Jucilei (São Paulo), Luis Fabiano (Vasco) e Grafite (Atlético-PR) que, apesar da expectativa, tiveram atuações abaixo do esperado.