Todos sabemos que o futebol é um dos esportes mais amados pelos brasileiros. E quando o assunto é Corinthians, as paixões se acendem. A instituição, conhecida por manter alguns dos mais dedicados fãs do país, tem um legado repleto de gols e glórias. Nesse contexto, destacam-se especialmente cinco artilheiros, que cravaram seus nomes na história do Timão.
Surpreendentemente, quatro desses cinco maiores artilheiros da história do Corinthians não fizeram seus gols neste milênio. Apenas Marcelinho Carioca, que atuou nos anos 2000, marcando um lugar na lista dos maiores matadores do Timão. É uma verdadeira viagem ao passado relembrar a trajetória desses ícones, que marcaram época e se transformaram em lendas do Parque São Jorge.
Em primeiro lugar, temos Cláudio, conhecido como ‘O Gerente’, que jogou entre 1945 e 1957. Natural de Santos, ele fez 305 gols pelo Corinthians, sendo o capitão da equipe por um longo período. Cláudio também defendeu a Seleção Brasileira e jogou pelos quatro grandes de São Paulo, mas foi no Timão que ele fez história.
E quem vem em seguida na lista dos maiores artilheiros?
Baltazar, com 269 gols, ocupa a segunda posição da lista. Conhecido como ‘Cabecinha de Ouro’ graças à sua competência para gols de cabeça, marcou 71 vezes desta maneira. Ao lado de Cláudio, Baltazar formou a dupla de ataque mais letal da história do Corinthians, atuando entre 1945 e 1957.
Em terceiro lugar temos Teleco, que marcou 256 gols entre 1934 e 1944. Além de ser dono da maior média de gols por jogo na história do Timão, com 1.02 por partida, Teleco é lembrado por ter trabalhado no clube após encerrar a carreira de jogador, cuidando da sala de troféus até sua morte no ano de 2000.
Neco, o quarto maior artilheiro, é o mais antigo. Defendeu o clube de 1913 a 1930, marcando 243 vezes. Depois de pendurar as chuteiras, ainda foi treinador. Reconhecido como o primeiro grande ídolo alvinegro, a trajetória de Neco é um marco na história corintiana.
Ao fechar a lista, temos Marcelinho Carioca, que contribuiu com 206 gols para o time alvinegro. Descrito como especialista em cobranças de falta, Marcelinho Carioca coletou diversos títulos importantes e se estabeleceu como um dos maiores ídolos do Corinthians. Nenhum apaixonado pelo Corinthians poderá jamais esquecer o legado desses grandes artilheiros, que dão vida à gloriosa história do clube.