Impedimento no futebol: uma regra que gera um volume significativo de discussão e interpretações divergentes. Tanto para os torcedores na arquibancada como aos árbitros direto no gramado. O rápido desenrolar do jogo e movimentações constantes dos jogadores fazem com que determinar a ilegalidade em questão de imediato seja uma das mais complexas tarefas do juiz da partida.
Para enfrentar este obstáculo e proporcionar maior transparência e justiça nas marcações, algumas inovações tecnológicas como o VAR (Árbitro de Vídeo) foram introduzidas no mundo do esporte. No Campeonato Brasileiro de 2023 a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tomou uma decisão relevante: favorecer o ataque em casos de posicionamento onde a linha do atacante (levando em conta a análise do VAR) esteja sobreposta à linha do zagueiro.
Os árbitros terão o dever, nesta temporada, de divulgar a sua decisão – seja em áudio ou em vídeo – após a revisão pelo sistema do VAR. Tais medidas demonstram o contínuo esforço para tornar as partidas de futebol mais justas e transparentes através da arbitragem.
Quando é marcado um impedimento no futebol, o jogador posicionado de maneira irregular não está apto a continuar o lance. Para ser caracterizado como impedimento, é necessário que este jogador influencie de alguma maneira a jogada atual. Se a bola esta com um jogador e o atleta em posição de impedimento não participa do lance, a partida pode seguir normalmente. Por este motivo, a arbitragem deve levar em conta estes fatores para a sua decisão, além, é claro, das regras do esporte.
Qual a origem e o objetivo da regra de impedimento?
A regra do impedimento, de numero 11, foi instituída pela Football Association em 1863. O principal objetivo desta norma é prevenir que jogadores mantenha-se posicionados muito próximos à área adversária, facilitando assim a oportunidade para o contra-ataque.
Caso está regra não existisse, seria comum a prática de atacantes avançarem para o gol adversário mesmo quando o jogo ocorre no outro lado do campo, aumentando as chances de um passe em uma posição estratégica perto do gol. Por este motivo, a regra de impedimento visa assegurar dinamismo ao jogo, incentivando a competição, estratégias e habilidades dos jogadores.
Quando é identificada a irregularidade, que é considerada uma falta leve, o árbitro deve conceder um tiro livre indireto para o time adversário. A cobrança é feita no local onde o atleta estava no momento em que a infração foi marcada. Quando a penalidade é marcada dentro da grande área, o time favorecido pode cobrar em qualquer local, desde que dentro da área.
Como a tecnologia vem sendo aplicada?
No Campeonato Brasileiro, assim como em competições internacionais como a Copa do Mundo FIFA, temos visto uma crescente adoção da tecnologia para auxiliar a arbitragem. A introdução do VAR foi uma mudança significativa, permitindo uma análise aprofundada de lances complexos.
A FIFA chegou a implementar um sistema de impedimento semiautomático para a Copa do Mundo de 2022. Com sensores espalhados pelo campo e na bola, o sistema foi capaz de detectar com precisão o ponto do chute e apresentar de forma automática a posição do jogador em relação a linha considerada para a infração.