O mundo do futebol ficou chocado após o ataque hondurenho ao atacante Alberth Elis, do Bordeaux da Françinha, que está em coma induzido após um choque violento durante um jogo no último sábado. O incidente ocorreu durante uma partida contra o Guingamp, para a segunda divisão francesa.
Diversas personalidades do futebol, incluindo a estrela do Paris Saint-Germain, Kylian Mbappé, estão oferecendo seu apoio a Elis nas redes sociais. “Todos os meus pensamentos positivos estão com você, Alberth Elis”, escreveu Mbappé em um post no Instagram.
O estado de saúde após a cirurgia
Conforme relatado pelo jornal “L’Équipe”, Elis passou por cirurgia no sábado à noite, após ser levado ao hospital com suspeita de traumatismo cranioencefálico. A operação foi um sucesso, e o jogador está em observação para estabelecer uma imagem mais clara de sua situação atual e as possíveis sequelas que pode ter no futuro.
“Continuaremos monitorando seu estado no hospital nos próximos dias. Nesta fase, ainda não é possível informar sobre o prognóstico vital e funcional de Alberth. Como consequência, o clube espera não poder transmitir qualquer nova informação crucial durante alguns dias e não emitirá mais declarações sobre o estado de saúde de Alberth”, afirmou Bordeaux em um comunicado oficial.
O técnico do Bordeaux, Albert Riera, dedicou a vitória de 1 a 0 sobre o Guingamp ao atacante hondurenho. Elis chegou ao clube em 2021. O episódio no campo aconteceu nos primeiros segundos do confronto entre o Bordeaux e o Guingamp, quando Elis disputou a bola na área com o defensor Gomis.
Elis chegou a cabecear a bola no poste do Guingamp, mas caiu desacordado devido à pancada na cabeça. Gomis fez uma declaração após o jogo, dizendo: “Acho que ele tocou primeiro a bola e eu o acertei. Por um segundo, também fiquei inconsciente. Espero que ele se recupere”.
Atendimento médico e condição após o incidente
A assistência médica no campo levou cerca de oito minutos, e registros da imprensa francesa indicam que o jogador saiu do campo em uma maca, consciente. No entanto, os médicos logo suspeitaram de traumatismo craniano, e Elis foi colocado em coma induzido.
Seus pais, que estavam assistindo ao jogo no estádio, estão ao seu lado neste momento difícil. O Bordeaux venceu o jogo por 1 a 0, com um gol do esloveno Zan Vipotnik, aos 40 minutos do primeiro tempo.