Tente NÃO se surpreender com o primeiro estádio que a Seleção Brasileira jogou

Ao discutir com qualquer fã do Fluminense, é inevitável ser confrontado com a frase “nós somos a história”. Os apaixonados seguidores do clube nutrem um orgulho imensurável ao recordar os gloriosos capítulos de sua equipe. Uma dessas glórias é o famoso Estádio de Laranjeiras, que celebra 100 anos de existência neste sábado, 11 de maio de 2023.

Como símbolo de estima tricolor, o estádio, oficialmente chamado de Estádio Manoel Schwartz, foi a primeira casa da história da Seleção Brasileira. Este monumento, inaugurado para o Campeonato Sul-Americano (hoje conhecido como Copa América) de 1919, foi pioneiro desde a sua concepção, sendo o primeiro estádio de concreto do Brasil.

Entendendo a importância do Estádio para a história do futebol brasileiro

O Estádio de Laranjeiras, palco do torneio continental, foi onde o Brasil deu início à sua história vitoriosa. O primeiro triunfo aconteceu através de uma goleada por 6 a 0 sobre o Chile. Passado pouco tempo, em 26 de maio, o estádio acolheu cerca de 20 mil espectadores que testemunharam o gol do ídolo Friedenreich na final contra o Uruguai.

A Seleção Brasileira já escrevera história nesse mesmo campo cinco anos antes da construção do estádio. Foi neste emblemático local que o Brasil enfrentou seu primeiro oponente, vencendo o Exeter City, da Inglaterra, por 2 a 0, em 21 de julho de 1914. Com uma impressionante estatística de 17 jogos disputados, 12 vitórias, três empates e nenhuma derrota, o estádio de Laranjeiras é recheado de memórias e conquistas.

O centenário do Estádio de Laranjeiras: como será comemorado?

Para comemorar o centenário de seu estádio, o Fluminense preparou uma extensa programação. Dentre as atividades, inclui-se o lançamento de um livro e cinco modelos de medalhas comemorativas. Durante o confronto contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, copos temáticos serão colocados à venda. Ainda haverá um evento intitulado “Jogue nas Laranjeiras”, dando a oportunidade aos torcedores de disputar uma partida no estádio, com Aílton e Leandro Euzébio capitaneando os times.

A CBF celebra a linda trajetória do Fluminense e agradece pela acolhida da Seleção Brasileira no Estádio das Laranjeiras. A partir deste aniversário centenário, se renova o compromisso e discurso de “nós somos a história”, comprovando que, no templo Tricolor, em cada canto há um episódio desse glorioso passado a celebrar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.