Falar sobre o futebol não seria completo sem mencionar a importante função exercida pela arbitragem no coração dos jogos. O Brasil tem um histórico notável nesse campo, com a presença de árbitros brasileiros nas 20 Copas do Mundo já realizadas. Desde o primeiro árbitro, Gilberto de Almeida Rego, que apitou jogos na primeira edição do torneio em 1930, até os mais recentes, a arbitragem brasileira tem se destacado, tanto em quantidade como em qualidade.
Destaque para Arnaldo Cezar Coelho e Romualdo Arppi Filho, dos poucos no mundo que tiveram o privilégio de apitar finais de Copa do Mundo. Arnaldo Cezar Coelho assumiu o papel de árbitro na final entre Itália e Alemanha em 1982, na Espanha. Já Romualdo Arppi Filho ficou encarregado de dirigir a final de 1986, no México, que envolveu as seleções da Argentina e Alemanha.
Como é a trajetória de um árbitro em Copas do Mundo?
Ao longo das edições do campeonato mundial, 14 árbitros brasileiros estiveram no comando de um total de 35 jogos. João Etzel Filho, Armando Marques e Ayrton Vieira de Morais foram alguns dos qualificados que tiveram a honra de representar o Brasil nesse campo.
No entanto, os recordistas são José Roberto Wright e Carlos Simon. O primeiro, com suas quatro atuações em uma única edição em 1990 e o segundo com a impressionante marca de sete partidas arbitradas em três edições diferentes (2002, 2006 e 2010).
Quem foram os árbitros brasileiros nas últimas Copas do Mundo?
A lista de árbitros brasileiros em Copas do Mundo não termina por aí. Na edição de 1994 nos Estados Unidos, Renato Marsiglia era o brasileiro no comando. Já em 1998, na França, foi a vez de Marcio Rezende de Freitas. Em 2014, no Brasil, Sandro Meira Ricci assumiu a responsabilidade.
Em suma, a arbitragem brasileira tem desempenhado um papel vital em algumas das partidas mais marcantes da história das Copas do Mundo. Com profissionais altamente qualificados, o país tem provado as suas competências além do aspecto de jogar, e tem estabelecido novos padrões para o futebol mundial. A contagem regressiva para a Copa da Rússia 2018 já começou, e há muita expectativa sobre quem será o próximo árbitro brasileiro a fazer história.