Essa marca histórica da Seleção faz o torcedor sentir saudades dos bons tempos

A Copa do Mundo de 2023 tem sido um terreno fértil para marcas e registros históricos. Recentemente, a celebração da Inglaterra, que alcançou seu centésimo gol em Copas na vitória por 3 a 0 sobre País de Gales, chamou a atenção de fãs do futebol ao redor do mundo. A conquista inglesa aconteceu dias após a Espanha ter batido o mesmo recorde ao aplicar uma sonora goleada de 7 a 0 na Costa Rica.

Contudo, essas não são as únicas seleções a comemorar o feito. Há 52 anos, o Brasil também alcançou a marca centenária, conduzido pelos pés do lendário Pelé, na conquista do tricampeonato mundial frente à Itália. Atualmente, o time verde e amarelo ostenta um recorde de 232 gols em Copas – fato que deixa o Brasil no topo do ranking como a seleção que mais marcou na competição.

Brasil: reis do gol em Copas

O respeitável desempenho brasileiro em Copas não termina com o registro dos 232 gols. O escrete canarinho foi o pioneiro a ultrapassar a marca de cem gols numa Copas do Mundo. O Brasil manteve sua exclusividade na estatística por uma edição do campeonato. Posteriormente, outras grandes potências do esporte também se juntaram ao seleto grupo.

A Alemanha, com 228 gols contabilizados em todas suas participações em Mundiais, é o único país que faz frente ao Brasil na contagem de gols. Os alemães chegaram ao centésimo gol quatro anos após a seleção brasileira, durante o torneio de 1974. Esta é a menor diferença de tempo em relação às demais equipes que conquistaram o título.

Quais seleções já ultrapassaram a marca centenária?

Entre as equipes campeãs mundiais, a Argentina ocupa a terceira posição do ranking de mais gols anotados em Copas, com um total de 140. Porém, os argentinos levaram 28 anos para atingir os cem primeiros gols, feito alcançado na edição de 1998 do torneio. A Itália, com 128 gols e ausente das duas últimas Copas, também atingiu a marca na mesma edição.

A França, com 120 gols em Mundiais, acompanha de perto a Itália no ranking. Já a Espanha, que chegou ao Qatar com 99 gols, adicionou mais 8 tentos à sua conta durante o torneio atual, somando agora 107 gols.

A Inglaterra alcançou o patamar centenário nesta edição, otimizando a contagem de 91 para 100 com as atuais partidas. No entanto, o Uruguai, campeão mundial, ainda não alcançou a marca centenária, somando 87 gols até o momento e ainda procurando o seu primeiro na atual competição no Qatar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.