Apesar do amargo 7 a 1 ainda ecoar em nossas mentes, é raro testemunhar a seleção brasileira sendo goleada. Ao longo de seus mais de 107 anos de existência, esses episódios são escassos, mas, como nem só de glórias vive o futebol, é importante conhecer um pouco das derrotas. Destacamos, portanto, as seis maiores goleadas sofridas pela seleção brasileira.
Dinamarca 4×0 Brasil
Em 1989, em Copenhague, a seleção brasileira foi derrotada pela Dinamarca, dona da casa, durante um torneio amistoso comemorativo dos 100 anos da Federação Dinamarquesa de Futebol. O evento contou também com a participação da Suécia.
Chile 4×0 Brasil
Na Copa América de 1987, o Brasil, integrante do Grupo B com Venezuela e Chile, enfrentou a equipe chilena no Estádio Mário Alberto Kempes, em Córdoba, Argentina. Uma derrota surpreendente para a seleção, eliminando-a da competição.
Bélgica 5×1 Brasil
Em 1963, em Bruxelas, ocorreu o primeiro encontro entre Brasil e Bélgica em uma partida amistosa. Sem Pelé e Garrincha, a seleção brasileira sofreu uma goleada de 5 a 1, com três gols de Jacky Stockman, um de Paul Van Himst e um contra de Altair. Quarentinha marcou o gol de honra.
Brasil 1×5 Argentina
Em 1939, no estádio de São Januário, Rio de Janeiro, durante o primeiro jogo da Copa Roca, o Brasil foi derrotado pela Argentina por 5 a 1. Os gols argentinos foram de Garcia, Masantonio (2x) e Moreno (2x), enquanto Leônidas da Silva descontou para o Brasil.
Argentina 6×1 Brasil
No ano seguinte, em 1940, na Copa Rocca, em Buenos Aires, a Argentina venceu o Brasil por 6 a 1 no antigo estádio Gasômetro de Boedo. Os gols argentinos foram marcados por Carlos Peucelle (3x), Hermino Masantonio (2x) e Emilio Baldonedo, com Jair Rosa Pinto descontando para o Brasil.
Uruguai 6×0 Brasil
No sul-americano de 1920, em Vinã Del Mar, Chile, o Uruguai aplicou uma goleada por 6 a 0 na seleção brasileira. Vale ressaltar que uma crise no futebol brasileiro antes do torneio impossibilitou a participação dos jogadores dos clubes paulistas.
Brasil 1×7 Alemanha
A famosa derrota por 7 a 1, em 8 de julho de 2014, no Mineirão, durante a Copa do Mundo, é a maior derrota da história da seleção brasileira. Além disso, a partida quebrou diversos recordes e marcou um capítulo sombrio na campanha do Brasil naquele torneio.