O futebol é marcado por uma variedade de cores e emblemas, cada um carregando um significado especial para o time e seus fãs. Os fãs mais fervorosos chegam a associar as cores do time rival como desprezíveis. Então o que acontece quando um patrocinador usa suas cores originais, que por coincidência são as mesmas do principal oponente de um time de futebol?
Essa foi a polêmica que envolveu o famoso jogador de futebol Jô e seu time, Corinthians. Jô entrou em campo um dia com uma chuteira de cor verde, causando indignação em alguns fãs, pois essa é a cor do Palmeiras, principal rival do Corinthinas. A polêmica se espalhou pela internet, com algumas pessoas chamando-a de “mimimi”, enquanto outras aclamaram que era desrespeitosa.
Em meio a toda essa discussão, vale mencionar um caso semelhante que ocorreu nos anos 80. A Coca-Cola, patrocinadora de mais de 15 clubes no futebol brasileiro, se viu forçada a abandonar seu tradicional logotipo vermelho em três clubes que tinham o vermelho como uma das cores do principal rival. Esse episódio é um exemplo raro de uma grande marca mudando sua logomarca para apaziguar os fãs de futebol.
Afinal, é um exagero?
O exemplo da Coca-Cola levanta a questão crucial: é realmente necessário para os patrocinadores mudarem suas cores de acordo com as cores dos times rivais dos clubes que patrocinam? Ou é apenas um caso de exagero ou, como alguns diriam, “mimimi”?
O caso não é único na história do futebol brasileiro. Há uma série de situações nos últimos anos em que patrocinadores tiveram que mudar suas cores para evitar possíveis conflitos. Banrisul, Pepsi, Medial Saúde, Prevent Senior e Caixa são apenas alguns dos patrocinadores que modificaram suas cores originais para apaziguar os fãs apegados às cores de seus times.
As cores realmente importam?
Este episódios nos leva a pensar se o descontentamento com as cores no futebol é realmente exagerado ou se é uma demonstração válida de lealdade ao clube. A paixão pelo futebol vai além do campo, influenciando até mesmo as escolhas de marketing das empresas que patrocinam os clubes.
É certo que nem todos os torcedores se incomodam com esses detalhes, mas para aqueles que o fazem, as cores representam muito mais do que uma simples estética. Elas são um símbolo de sua paixão, lealdade e, acima de tudo, identidade.
Portanto, não é tanto uma questão de se é mimimi ou exagero. Trata-se de preservar a identidade de um clube e respeitar a paixão de seus torcedores. Fica a pergunta, você se incomoda com as cores do rival na camisa do seu time?