O universo do futebol nunca deixa de gerar debates apaixonados e uma das questões que frequentemente se afiguram é a respeito da Copa Rio, um torneio internacional de clubes de futebol disputado no Brasil por dois anos seguidos. O torneio, que se desenrolou pela primeira vez em 1951, foi chamado de “Torneio Mundial de Campeões” ou “Campeonato Mundial de Clubes” pela imprensa brasileira da época.
A Copa Rio foi, eventualmente, reconhecida como um campeonato mundial pela FIFA em 2014. No entanto, essa decisão não ficou imune à controvérsia. Vale ressaltar que o vencedor do campeonato inaugural foi nada menos que o clube brasileiro, Palmeiras.
A ideia por trás da Copa Rio era realizar uma versão do famoso torneio de seleções da Copa do Mundo, mas com a participação de clubes de futebol de destaque a nível global. Os idealizadores do torneio convocaram vários clubes que tinham se sagrado campeões em seus respectivos países. A escolha dos países participantes foi baseada no desempenho de suas seleções na Copa do Mundo de 1950.
Que clubes participaram da primeira Copa Rio?
Naquela fatídica edição de 1951 participaram clubes como Vasco da Gama, Sporting de Portugal, Áustria Viena, do time austríaco, Nacional do Uruguai e o Palmeiras. Estes foram os integrantes do grupo “Rio de Janeiro”. Já o grupo “São Paulo” contou com a presença do próprio Palmeiras, Juventus da Itália, Estrela Vermelha da antiga Iugoslávia e Nice da França.
Na final do torneio, o Palmeiras venceu a grande Juventus da Itália e foi coroado campeão mundial. Contudo, a FIFA mudou de opinião várias vezes sobre o valor desta conquista do Alviverde. Embora o título de 1951 tenha sido posteriormente reconhecido, só são oficialmente reconhecidos como mundiais na página oficial da FIFA os títulos a partir de 2000.