O Santos Futebol Clube, conhecido por revelar grandes talentos do futebol mundial desde a sua fundação em 1912, tem em sua história a influência marcante de uma família: os Patuscas. Entre os sócios fundadores do clube praiano, se encontrava Arnaldo Patusca Silveira, conhecido como Miúdo.
Ele não só contribuiu para o estabelecimento do Peixe, como também se tornou o primeiro grande craque do time, marcando presença no primeiro amistoso oficial do Santos contra o Santos Athletic Club em 1912. Nessa partida, Miúdo marcou o primeiro gol da história do Santos, dando início a uma trajetória vitoriosa.
Além do seu desempenho no clube, Miúdo foi o primeiro jogador do Santos a ser convocado para a Seleção Brasileira em 1914, e se manteve na equipe nacional até 1919, conquistando o título do Sul-Americano, predecessor da Copa América.
A Família Patusca no Santos: muito além de Miúdo
Apesar de Miúdo ter sido o primeiro Patusca a entrar em campo pelo Santos e se tornar o primeiro ídolo do clube, outros dois membros da família também deixaram suas marcas na história do Peixe. Ary Patusca é um deles.
Ele tornou-se um dos primeiros brasileiros a jogar no futebol europeu, ao integrar o time do Bruhl, da Suíça, e da Inter de Milão entre 1911 e 1915. Ary chegou ao Santos em 1915 e se destacou por sua alta performance, com uma das melhores médias de gol da história do clube, tendo marcado 105 vezes em 85 partidas.
O outro Patusca de destaque é Araken. Ele tornou-se um grande jogador nas décadas de 20 e 30 e por muitos é considerado o grande nome da história do Santos antes da estreia de Pelé. Araken tornou-se o único jogador de origem paulista a participar da Copa do Mundo de 1930, uma vez que a seleção era composta somente por atletas cariocas ou que jogavam no Rio de Janeiro.
Na época, Araken tinha sido contratado pelo América-RJ. Com a camisa do alvinegro praiano, o atacante marcou 182 gols em 196 jogos. Dessa forma, a família Patusca possui uma contribuição inegável para a formação e crescimento do Santos Futebol Clube, solidificando seu nome na história do futebol brasileiro.