O Campeonato Brasileiro de 1983 contou com a participação de 44 equipes, com a qualificação baseada nos desempenhos nos campeonatos estaduais anteriores. O estado do Paraná foi representado pelo Athletico e pelo Colorado, que foram respectivamente o campeão e vice do Campeonato Paranaense de 1982.
Na fase inicial, o Athletico integrou o Grupo com Ponte Preta, Grêmio, Campo Grande (RJ) e Joinville. O time terminou em terceiro lugar, ficando atrás de Ponte Preta e Grêmio. Na fase seguinte, o Furacão enfrentou Ferroviária (SP), Botafogo (SP) e América (RN), assegurando a segunda colocação no grupo, atrás da Ferroviária.
Na terceira etapa, os adversários do Athletico foram Atlético-MG, América (RJ) e Colorado. O Furacão terminou em segundo, atrás do Atlético-MG, o que lhe permitiu avançar para as quartas-de-final do Brasileiro de 1983. O adversário nessa fase foi o São Paulo, e o Athletico venceu ambos os jogos: 2 a 1 em Curitiba e 1 a 0 em São Paulo.
Nas semifinais, o Athletico enfrentou o temido Flamengo, liderado por Zico, um dos melhores times da história do futebol brasileiro. Pelo regulamento do campeonato, o Furacão precisaria de dois resultados iguais para avançar à final. No primeiro jogo, no Maracanã, o Flamengo venceu por 3 a 0. No jogo de volta, no Couto Pereira, o Athletico venceu por 2 a 0 (com dois gols de Washington), mas não foi suficiente para a classificação, ficando a apenas um gol de avançar. O Flamengo acabou conquistando o título brasileiro de 1983, derrotando o Santos na final.
O Athletico encerrou o campeonato na terceira colocação, superando o Atlético-MG nas semifinais com dois pontos contra um. Essa foi a terceira melhor campanha do Rubro-negro em campeonatos nacionais, sendo superada apenas pelas campanhas do time campeão de 2001 e do vice-campeão de 2004. O Atlético de 1983 é lembrado como um time histórico por mostrar ao Brasil a força do Furacão pela primeira vez.
A campanha do Athletico no Brasileiro de 1983 somou, em 24 jogos, os seguintes números: 11 vitórias, 6 empates e 7 derrotas, com 32 gols marcados e 28 sofridos.
Comentários estão fechados.