Para os verdadeiros amantes do futebol, entrar em uma disputa do mais alto nível sem sofrer uma única derrota é um feito a ser comemorado. Na Copa do Mundo, este é um feito que apenas um pequeno grupo de nações conseguiu alcançar. Entre eles, o Brasil se destaca, com cinco títulos conquistados sem sofrer uma única derrota. Mas quais outras seleções conseguiram essa proeza?
Além do Brasil, a Itália, Uruguai, Alemanha, França, Inglaterra e Argentina também conquistaram títulos de forma invicta, fazendo parte deste seleto grupo de campeões invictos da Copa do Mundo. Cada uma dessas seleções tem sua própria história, repleta de vitórias e jogos inesquecíveis que entraram para a história do futebol.
Quem são as seleções campeãs invictas da Copa do Mundo?
Com cinco títulos, o Brasil é o maior campeão invicto da Copa do Mundo. As conquistas ocorreram em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Na primeira vitória, a seleção brasileira venceu cinco jogos e empatou um. Em 1962, o Brasil conquistou o bicampeonato com uma campanha invicta.
Já a Itália, com quatro títulos invictos, é a segunda colocada na lista. Seus títulos foram conquistados em 1934, 1938, 1982 e 2006. A seleção italiana sempre teve uma campanha sem derrotas nas edições que levou o troféu para casa.
Que outras seleções conquistaram títulos de forma invicta?
Uruguai, Alemanha e França também têm lugar garantido no ranking. Cada um dos países conquistou dois títulos sem sofrer derrotas. O Uruguai, primeiro campeão da Copa do Mundo, venceu de forma invicta em 1930 e 1950.
A França, por sua vez, conquistou seus dois títulos em 1998 e 2018. Enquanto a Alemanha, com quatro títulos mundiais, conquistou dois (1990 e 2014) sem uma única derrota. Por fim, a Inglaterra e Argentina conquistaram seus únicos títulos invictos na Copa do Mundo em 1966 e 1986, respectivamente. Na competição de 1986, a Argentina de Diego Maradona, sem perder nenhum jogo, levou o troféu para casa.
O futebol, nos ensina que nenhuma vitória é fácil, e que cada conquista é resultado de muita dedicação, trabalho em equipe e uma pitada de talento. Essas seleções provaram, ao longo da história, que é possível fazer história sem sofrer uma derrota, elevando o padrão da competição e deixando o nome de suas nações marcado em uma lista muito especial.