Em 1970, Pelé, reconhecido globalmente como um dos maiores futebolistas da história, estava prestes a disputar uma Copa do Mundo que culminaria não apenas na conquista de seu terceiro título, mas também na confirmação de seu status como o Rei do Futebol. Em meio a isso, aconteceu um dos maiores marcos do marketing esportivo mundial.
No Mundial sediado pelo México, o “Atleta do Século” foi abordado por um representante da marca alemã Puma, que lhe ofereceu um par de chuteiras e mais de US$ 120 mil para usá-las durante o torneio, sendo a primeira Copa transmitida ao vivo e em cores para todo o planeta.
Curiosamente, a proposta quebrou o denominado “Pacto Pelé”, um acordo prévio entre a Puma e a Adidas, então as gigantes do ramo, de nunca envolverem o craque brasileiro em atos de promoção das marcas.
Um jogo que entrou para a história do marketing esportivo
No dia 14 de julho de 1970, data da partida contra o Peru pela quartas de final da Copa, Pelé posicionou-se no centro do campo do estádio Jalisco, em Guadalajara, e lentamente se abaixou para amarrar suas chuteiras. O cinegrafista da transmissão – também contratado pela Puma – deu um close nas chuteiras do Rei, divulgando, em tempo real para milhões de espectadores, a imagem da estrela atingindo as travas da chuteira Puma.
Não apenas a seleção brasileira garantiu a vitória por 4 a 2 na partida, como Pelé, destaque do confronto, tornou-se embaixador da Puma e passou a receber 10% das vendas de cada par do modelo de chuteira “Puma King” que usava.
O impacto da ação
Esta máquina de marketing de uma das maiores estrelas do futebol marcou a história, provando o impacto que um atleta pode ter na promoção de produtos de uma marca. O fenômeno Pelé, com seu talento incomparável e sua popularidade mundial, tornou-se uma ferramenta de marketing poderosa, gerando reconhecimento global para a Puma.
A ação publicitária na Copa do Mundo de 70 foi uma estratégia pioneira e inovadora na época, que abriu caminho para um novo olhar do mercado esportivo sobre o potencial publicitário dos jogadores. Desde então, diversas marcas passaram a utilizar atletas em suas campanhas de marketing, uma prática que se tornou comum e muito eficaz nos dias atuais.