Você sabia? Hino do Botafogo tem um erro que pouca gente sabe

A história do futebol carioca é repleta de pequenas guerras dentro e fora dos gramados. Um desses episódios controversos envolve diretamente o Botafogo e o Fluminense. Em 1907, o campeonato carioca terminou em disputa. Ambos os times alegavam ter o direito ao título, mas não houve uma decisão final da equipe organizadora.

Este episódio permaneceu sem resolução por quase 90 anos, até que finalmente, em 1996, o então presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Viana, proclamou o Fluminense e o Botafogo como campeões daquele ano.

Ao longo desses anos, a disputa se estendeu para além dos tribunais e das discussões calorosas entre os torcedores. A questão permeia até mesmo os hinos dos clubes. O hino do Botafogo, composto por Lamartine Babo, traz a frase “Botafogo, campeão desde 1907”, em referência ao polêmico título daquele ano. Entretanto, para muitos torcedores a versão original “Botafogo, campeão desde 1910” soa melhor e se encaixa perfeitamente com o refrão seguinte “Por isso que tu és”.

Em 1910, o Botafogo teve uma temporada arrasadora, que conferiu ao clube o apelido de “Glorioso”. Naquele ano, o time venceu nove dos dez jogos, marcou 66 gols e sofreu apenas 9. Curiosamente, entre os jogadores daquele time vitorioso, estava Dinorah, irmão de Dilermando de Assis, protagonista de um dos mais famosos triângulos amorosos da história brasileira ao lado de Anna e Euclides da Cunha.

Por que Botafogo é chamado de “Glorioso”?

A conquista arrasadora de 1910, fez jus ao apelido de “Glorioso”. A “Estrela Solitária”, como também é conhecido, por causa do desenho do seu escudo, mostrou todo o seu brilho naquele campeonato e entrou para a história do futebol carioca. E isso repercutiu no hino do clube, levando a celebração desta conquista às arquibancadas em todos os jogos.

Sim, assim como o Fluminense, o Botafogo também tem um tetracampeonato na sua história. Os títulos foram conquistados sequencialmente nos anos de 1932, 1933, 1934 e 1935. Essas conquistas foram muito importantes para consolidar o time como uma das grandes forças do futebol carioca e nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.