A trajetória do ex-jogador e comentarista Sicupira, maior artilheiro da história do Club Athletico Paranaense, virou livro. Escrita pelo jornalista Sandro Moser, a biografia “Sicupira – Vida e Gols de um Craque Chamado Barcímio” foi lançada em 2020 , com a presença de Sicupira que faleceu em novembro de 2021 por motivo de problemas pulmonares.
O livro “Sicupira – Vida e Gols de Um Craque Chamado Barcímio” traz fatos e histórias desconhecidas pelo grande público sobre a carreira e a vida do ídolo. Publicado pela Editora Banquinho, a obra em 367 páginas investiga desde as origens das famílias dos pais de Sicupira até os dias de hoje, quando o “craque da camisa 8” segue na ativa na carreira de mais de quatro décadas como comentarista esportivo.
Com capa e projeto gráfico de Lúcio Barbeiro, a publicação é ilustrada com dezenas de fotos do arquivo pessoal e de jornais e revistas de Curitiba, Rio e São Paulo, além de depoimentos de craques dos campos como Gérson e Rivelino e da imprensa como Galvão Bueno.
O que contém no livro?
Entre as novidades, o livro traz a catalogação de cada um dos gols marcados por Sicupira nos cinco clubes em que jogou na carreira. Em especial, os 158 gols que anotou durante oito temporadas no Athletico, entre 1968 e 1975, que fazem dele o maior artilheiro do clube numa carreira reconhecida por diferentes gerações de torcedores.
Segundo o autor do livro, Sandro Moser, a publicação não interessa somente aos torcedores do Athletico. “A passagem pelo Athletico durou 8 anos e foi o momento mais importante da sua carreira e esta proporção está mantida no texto e nas fotos do livro. Mas o livro busca recriar desde a infância a vida dentro e fora do campo e de alguma forma mostrar as transformações que a cidade, o país e o futebol passaram nas últimas sete décadas”, antecipou Sandro.
Barcímio Sicupira Jr. nasceu na cidade da Lapa em 1944. Começou a carreira pelo Clube Atlético Ferroviário no final dos anos 1950, transferindo-se para o Botafogo de Futebol e Regatas (RJ) em 1967 e para o Botafogo F. C (SP) em 1967. Em 1968, foi contratado pelo Athletico, onde jogou por 8 temporadas, conquistou o título de 1970 e marcou 158 gols.
Em 1972, jogou no Corinthians (SP). Formado em educação física, foi professor universitário e da rede municipal de ensino público. É comentarista de rádio e televisão desde 1976. Sandro Moser, nascido em União da Vitória, é advogado e jornalista, sendo “Sicupira – A Vida e os Gols de um Craque Chamado Barcímio” seu primeiro livro.
Comentários estão fechados.