Em 2022, comandado pelo ídolo Rogério Ceni, o São Paulo esteve perto de conquistar a Copa Sul-Americana. Após garantir sua vaga no mata-mata ao se classificar em um grupo com Everton (Chile), Ayacucho (Peru) e Jorge Wilstermann (Bolívia), o Tricolor avançou enfrentou a Universidad Católica nas oitavas de final e se classificou de forma contundente.
Nas quartas, enfrentou o Ceará no Castelão, passando por uma disputa emocionante de pênaltis para assegurar sua vaga. O duelo nas semifinais contra o Atlético-GO foi um teste de nervos, com uma derrota por 3 a 1 no Serra Dourada, seguida por uma reviravolta emocionante no jogo de volta, onde o SPFC venceu por 2 a 0, conquistando a classificação nos pênaltis.
Entretanto, na grande decisão contra o Independiente del Valle, do Equador, no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, o Soberano não conseguiu superar os adversários. Derrotado por 2 a 0, o time ainda teve duas expulsões, de Diego Costa e Jonathan Calleri. O vice-campeonato rendeu ao São Paulo a premiação de 26 milhões de reais.
SÃO PAULO 0 x 2 INDEPENDIENTE DEL VALLE
Local: Estádio Mário Kempes, em Córdoba, na Argentina
Data: 01/10/2022 (sábado)
Horário: 17h (de Brasília)
Transmissão: Conmebol TV
SPFC: Felipe Alves; Igor Vinícius, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Igor Gomes, 29/2), Alisson (Galoppo, 29/2) e Patrick (Eder, 29/2); Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni
IDV: Ramírez; Fernández, Carabajal, Schunke e Segovia; Chavez, Faravelli, Pellerano e Sornoza; M. Ângulo e Lautaro Díaz (Joao Ortiz, 27/2). Técnico: Martín Anselmi
Gols: Lautaro Díaz, 13/1; Faravelli, 21/2
Cartões amarelos: Reinaldo, 45/1; Schunke, 33/2; Calleri, 41/2 e 47/2; Pellerano, 42/2; Diego Costa, 44/2
Cartão vermelho: Calleri, 47/2; Diego Costa, 51/2
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Wilmar Navarro (COL)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)