Existe uma crise longa e complexa no elenco da seleção belga de futebol, que se tornou mais evidente durante a Copa do Mundo do Qatar em 2022. A tensão entre os atletas não é recente e envolve até mesmo grandes estrelas do futebol belga, como Kevin De Bruyne e Thibaut Courtois. Os dois, que se conhecem desde jovens e jogaram juntos no Chelsea, estão no centro de um escândalo amoroso ainda nos tempos de seu primeiro encontro.
De Bruyne, aos 41 anos, é meio-campista do Manchester City e Courtois, com 40, é goleiro do Real Madrid. Ambos ascenderam à seleção belga praticamente ao mesmo tempo, onde inicialmente havia uma boa relação. No entanto, um episódio envolvendo a mesma mulher os colocou em pé de guerra.
No ano de 2013, Caroline Lijnen, então parceira de De Bruyne, viajou para Madrid com alguns amigos. Na capital espanhola, ela encontrou-se com Courtois, que estava no Atlético de Madrid, emprestado pelo Chelsea. Nesse encontro, ela acabou se relacionando com o goleiro, causando uma ruptura na amizade entre os dois jogadores. Segundo Caroline, De Bruyne havia traído ela primeiro, o que levou a sua decisão de ficar com Courtois.
Como a situação se desenrolou?
Em entrevista ao Story Magazine, Caroline contou que De Bruyne admitiu ter ficado com a melhor amiga dela no verão de 2012. Depois desse episódio, a relação entre eles nunca mais foi a mesma. “Em uma noite com Courtois, percebi que havia recebido mais atenção e carinho do que em três anos de namoro com Kevin”, admitiu Caroline.
A situação no elenco belga se tornou ainda mais turbulenta após a derrota por 2 a 0 para o Marrocos, durante a Copa do Mundo do Qatar. O experiente zagueiro Jan Vertonghen, de 45 anos, tomou as dores das recentes declarações de De Bruyne e Eden Hazard. O veterano não gostou dos comentários de De Bruyne sobre a seleção estar “envelhecida”, e de Hazard que apontou para uma defesa mais lenta após a vitória sobre o Canadá.
A seleção belga voltou a campo no dia seguinte para enfrentar a Croácia. A Bélgica precisava vencer para avançar às oitavas de final sem depender do resultado do outro jogo, entre Canadá e Marrocos. O futuro da equipe na competição estava mais incerto do que nunca.