O universo do futebol tem suas peculiaridades, e uma delas é o movimento que alguns jogadores fazem, criando um verdadeiro alvoroço entre as torcidas. Sim, estamos falando de jogadores que mudaram de time, adotando camisas antes inimigas. Nesse universo, eles são conhecidos como “vira-casacas”. E hoje, vamos mergulhar na história de alguns desses famosos jogadores.
Antes de tudo, é importante ressaltar que a nossa intenção aqui não é julgar o amor à camisa, ou falta dele, desses jogadores. O nosso objetivo é mostrar curiosidades do mundo do futebol e mostrar as mudanças de camisa que marcaram carreira de diversos jogadores.
Os maiores jogadores vira-casaca
Começamos nossa lista com Ricardinho, que em 2002 conquistou o coração dos corintianos, mas que forçou sua ida para o São Paulo. A passagem pelo tricolor paulista foi apagada e em 2006, quis voltar ao Corinthians, mas não teve um bom retorno.
E que tal Luís Figo? Estava indo bem no Barcelona até que recebeu uma proposta do Real Madrid e partiu. A transferência foi marcada pela rivalidade entre os clubes e pelo valor salgado: 61,5 milhões. O apelido de mercenário não demorou a surgir, e seu retorno ao Camp Nou na pele de um adversário foi marcado por hostilidades dos torcedores.
Mais casos de jogadores vira-casaca
Não podemos esquecer de Danilo, que após jurar amor ao São Paulo, surpreendeu a todos ao mudar para o Corinthians em 2010. Para a infelicidade dos torcedores do São Paulo, sua passagem pelo clube alvinegro foi coroada com diversos títulos, incluindo Libertadores e Mundial. E Zlatan Ibrahimovic? Deixou tristes torcedores dos três principais clubes da Itália, ao trocar a Juventus pela Inter e, posteriormente, o Barcelona para, finalmente, acabar vestindo a camisa do Milan.
A lista segue com Sol Campbell, que apesar de ser ídolo no Arsenal, começou sua carreira no maior rival, o Tottenham Hotspur. Outro digno de nota é Paulo Nunes, que após marcar história no Grêmio e Palmeiras, decidiu aceitar uma proposta do Corinthians.
E claro, o inesquecível Ronaldo. Apesar de nunca ter ido direto de um rival para o outro, passou pelo Barcelona, Real Madrid, Inter de Milão e Milan. Além disso, após tratamento no joelho no Flamengo ao retornar ao Brasil, surpreendeu a todos ao escolher o Corinthians para jogar.
Como podemos ver, são muitos casos. Uns mais polêmicos, outros, menos. Mas o que todos têm em comum é a capacidade de causar espanto e alvoroço nas torcidas. E você, lembra de algum outro caso de jogador vira-casaca? Compartilhe conosco!