Telê Santana é um dos maiores treinadores da história do futebol mundial e sem dúvidas o maior técnico da história do futebol brasileiro. Ele também um dos maiores comandantes da história do São Paulo, clube pelo qual conquistou alguns dos maiores títulos de sua carreira no começo da década de 1990.
Antes de chegar ao Tricolor em em 1990 após uma saída conturbada do Palmeiras e com a alcunha de Pé Frio após as eliminações com a Seleção Brasileira nas Copa do Mundo de 1982 e de 1986. Ele inclusive, não estava muito esperançoso com a possibilidade de assumir o SPFC pela segunda vez, uma vez que já havia dirigido o Soberano brevemente em 1973, mas acabou convencido por um amigo próximo a pelo conversar com o clube e acabou fechando contrato.
Já no seu segundo ano no SP, montou um verdadeiro esquadrão e levou o clube a conquista de seu terceiro Campeonato Brasieliro em 1991. Na sequência foi campeão da Libertadores de 1992 sobre o Newell’’s Old Boys de Marcelo Bielsa e o Mundial de Clubes sobre o Barcelona de Johan Cruyff. Em 1993 Telê voltou a conquistar a Libertadores, desta vez sobre a Universidad Católica e mais uma vez fez a dobradinha conquistando o título mundial, desta vez sobre o Milan de Fabio Capello.
Telê seguiu no comando do São Paulo até 1996, quando sofreu uma isquemia cerebral e precisou abandonar o futebol. Ele chegou a tentar voltar a trabalhar em 1997 quando chegou a acertar com o Palmeiras mas não conseguiu assumir o time e o negócio acabou não indo para frente. Ele faleceu em 2006 por uma infecção intestinal que acabou se complicando. Mesmo tendo falecido há dezessete anos, Santana ainda é dono de alguns dos recordes mais importantes da história do Tricolor.
Recordes de Telê Santana pelo São Paulo
Técnico com maior número de títulos oficiais do São Paulo: 10
Técnico com maior número de títulos no geral do São Paulo: 22
Técnico com maior número de jogos em única passagem: 381 (1990-1996)
Técnico com maior número de dias como efetivo do clube: 1935 (1990-1996)
Técnico com maior idade no comando do time do São Paulo: 64,51 anos (1996)
Técnico invicto em jogos de Libertadores no Morumbi/mandante: 15.