O atacante Obina se tornou uma figura folclórica no cenário do futebol brasileiro durante a primeira década do século. Reconhecido por sua personalidade carismática, conquistou o carinho dos torcedores por onde passou, e mesmo após sua aposentadoria, permanece na memória de todos.
Obina teve duas passagens de destaque pelo Palmeiras, a primeira ocorrendo em 2009 e a segunda em 2012. No entanto, o seu primeiro período no Parque Antártica não culminou da melhor maneira, tendo seu contrato rescindido após um desentendimento com o zagueiro Maurício durante uma partida do Verdão no Campeonato Brasileiro. Esse episódio algo que ele lamenta até hoje:
“Eu achei que os caras tomaram uma atitude muito drástica no momento. Chegaram em nós e falaram: ‘Vocês dois não vestem mais a camisa do Palmeiras.’ Aquilo me doeu muito. Marcos, Muricy falaram, pediram muito. Mas, o presidente decidiu que não jogávamos mais pelo Palmeiras.”, disse em entrevista ao YouTuber Cartolouco em 2019.
Obina melhor do que Eto’o?
Muitos dos fãs do atacante costumavam brincar que ele foi melhor que o camaronês Samuel Eto’o, situação essa que rendeu até música que era cantada a plenos pulmões nas arquibancadas. Depois de se aposentar o Obina chegou a jogar contra Eto’o em um amistoso entre Comercial de Ribeirão Preto e Botafogo de Ribeirão Preto. Cada um jogou um tempo por uma das equipes em 2015 na partida realizada em 2015.
Apesar das brincadeiras, em 2019 Obina chegou a declarar em entrevista que mesmo com todo o carinho dos torcedores, ele não teve uma carreira tão boa quanto a do camaronês que colecionou títulos por onde passou:
“Não, não, Eto’o foi melhor. Teve uma grande carreira lá na Europa pelo Barcelona. No início, quando ouvi pela primeira vez no estádio, eu até nem queria que o canto pegasse. Mas aí eu comecei a fazer muitos gols e não teve jeito, era o Maracanã lotado gritando que eu era melhor que Eto’o. Até hoje, isso é o que mais escuto na rua” disse ao GE.