Quem diria? Jogador brasileiro virou xodó número 1 de Pep Guardiola
Na visão de Pep Guardiola, os novos reforços não precisam apresentar resultados instantâneos. O técnico do Manchester City está ciente de que a maioria dos jogadores contratados geralmente começa a desempenhar seu potencial na segunda temporada sob sua orientação, quando já estão plenamente adaptados ao estilo de jogo que ele exige.
No entanto, na temporada 2024/25, Savinho está desafiando essa espécie de regra não oficial que faz parte da filosofia do treinador mais famoso do mundo. Após se destacar pelo Girona na Espanha e ser contratado por 25 milhões de euros (R$ 152 milhões), ele rapidamente se adaptou e conquistou a aprovação do espanhol sem precisar de um período de adaptação.
Embora seja novo no elenco, o atleta foi titular em cinco dos nove primeiros jogos do Manchester City nesta temporada e já acumulou 410 minutos em campo, superando o tempo de jogo de estrelas como Kevin de Bruyne (404), Kyle Walker (350) e Phil Foden (224). Além disso, o “cria” do Atlético é o jogador do time com mais assistências até agora, somando três.
Savinho conquistou Pep Guardiola ao assumir uma função que estava ausente na equipe desde a saída de Riyad Mahrez para a Arábia Saudita: a de ponta direita que causa desequilíbrio, ou seja, que enfrenta os defensores e brilha no um contra um. Bernardo Silva, que vinha atuando nessa posição, é mais um criador de jogadas, destacando-se pela sua técnica, em vez de ser um driblador incisivo.
Elogios de Pep Guardiola
Em julho, durante a pré-temporada, ao se encontrar com Haaland, Pep Guardiola e outros colegas de equipe, o atacante foi elogiado pelo treinador. Ele ainda aproveitou para lembrar do antigo clube do atleta.
“O um contra um dele é devastador. Ele pode jogar nos dois lados, ponta esquerda, ponta direita e pode até jogar no meio. Mas precisamos dele mais principalmente na ala. Devemos agradecer ao Girona, fizeram um excelente trabalho”, disse Pep Guardiola.