O Atlético Mineiro, é um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, fundado por um grupo de estudantes da elite mineira em 25 de março de 1908,o time surge com o objetivo de popularizar o esporte no país. Apesar de sua fundação em 1908, o primeiro jogo ocorreu em 1909 contra o Sport Club Futebol, resultando em uma vitória por 3×0.
O pioneirismo sempre marcou a história do Galo e em 1914, o alvinegro conquistou a Taça Bueno Brandão, o primeiro torneio de futebol de Minas Gerais, e no ano seguinte, também se tornou o primeiro Campeonato Mineiro.
O Atlético também foi pioneiro em questões sociais, ao aceitar negros em seu time, ao contrário de outros clubes da época. O Cruzeiro, então Palestra Itália, era um desses e a partir de 1921 se tornou o grande rival alvinegro. Apesar de algumas derrotas nos primeiros confrontos, o Atlético mantém até os dias de hoje uma grande vantagem de vitórias sobre o seu maior rival.
Destaque também para Mário de Castro, o primeiro jogador fora do eixo Rio-São Paulo convocado para a Seleção Brasileira, em 1929. O atacante formou ao lado de Said e Jairo o famoso trio maldito, responsável por aterrorizar as defesas rivais. Os três marcaram os nove gols da histórica goleada por 9×2 sobre o Palestra em 1927.
Em 1937, o Atlético conquistou seu primeiro título nacional no Torneio dos Campeões dos Campeões do Brasil. Um torneio formado por todos os campeões estaduais do Brasil e vencido pelo Galo de forma irretocável com apenas uma derrota e um empate em seis jogos.
Na década de 70 o Atlético conquistou o Campeonato Brasileiro nos atuais modelos pela primeiras vez ao vencer o Botafogo por 1×0 em 1971. Depois disso, o clube formou uma geração de grandes craques como Reinaldo, Toninho Cerezo, Luizinho e Éder, se tornando um dos melhores times do país. Apesar disso, essa geração de ouro não conquistou nada além de um hexacampeonato mineiro, mas chegaram muito perto de serem campeões brasileiros em 1977 e 1980, quando foram derrotados por São Paulo e Flamengo respectivamente.
Nas décadas seguintes, o clube enfrentou altos e baixos, sendo vice-campeão brasileiro em 1999 e rebaixado em 2005. Em 2013 o Galo voltou ao topo ao comandado por Ronaldinho Gaúcho e Victor conquistar o título inédito da Copa Libertadores. Na ressaca do título continental o alvinegro ainda venceu a Recopa Sul-Americana e a Copa do Brasil em 2014. Em 2021, o clube encerrou um jejum de 50 anos sem vencer o Campeonato Brasileiro e de quebra ainda vencer a Copa do Brasil também.