Você já parou para pensar sobre a multifuncionalidade da Itaipava Arena Fonte Nova? A Arena, que opera desde 2013, é muito mais do que um espaço para jogos de futebol. Além de sua vocação natural, é palco de grandes shows musicais e eventos culturais.
Artistas renomados como Elton John, David Guetta e Ivete Sangalo já marcaram sua presença neste espaço, além de uma pluralidade de eventos de variados portes e estilos. Por lá passaram desde aniversários infantis e formaturas a mega shows, de desfiles de moda a encontros estudantis ou de negócios, de festas eletrônicas a evangélicas.
O complexo esportivo também destaca-se por sua versatilidade. Consegue ser palco de um jogo de futebol e, em poucos dias, estar preparado para receber um mega show. Isso se dá porque o formato original de ferradura foi mantido, permitindo que grandes estruturas sejam facilmente montadas e desmontadas na abertura para o Dique do Tororó, sem prejudicar o gramado.
A Itaipava Arena Fonte Nova também se destaca pelas suas iniciativas voltadas para a sustentabilidade. Durante a fase de obras, todo o concreto do estádio implodido, cerca de 80 mil toneladas, foi reaproveitado no próprio canteiro. Foram realizados ainda programas de reutilização de papel, canos de PVC e reciclagem de óleo de cozinha, evitando danos ao meio ambiente.
Como a Arena Fonte Nova contribui para a economia de energia?
A instalação buscou seguir o Programa Green Goal da FIFA, prezando por práticas sustentáveis. O equipamento atua com medidas como o aproveitamento da água da chuva e a utilização de estruturas que reduziram o consumo de aço entre 30% e 40%. Além disso, a Arena otimiza seu consumo de energia elétrica graças à instalação de lâmpadas de maior eficiência e durabilidade, que resultam numa economia de 35% de energia.
O projeto arquitetônico preservou o formato de ferradura com abertura para o Dique do Tororó, unindo reverência ao projeto original e funcionalidade. Prático, o espaço pode ser moldado para abrigar os mais variados espetáculos. Localizada no coração de Salvador, a Itaipava Arena Fonte Nova hoje representa uma nova fonte de desenvolvimento econômico e de geração de renda para a cidade.
Em 2019, o complexo teve a oportunidade de sediar jogos da Copa América, principal torneio de futebol masculino entre as seleções da América do Sul. Nessa edição, recepcionou grandes nomes do futebol internacional, como Messi, que defendeu a Argentina na competição.