A história do futebol está repleta de vultos esquecidos pelo tempo. Um deles é Fernando Giudicelli, o primeiro brasileiro a vestir a camisa do prestigioso clube espanhol, Real Madrid. Nascido no dia 12 de novembro de 1905, o jogador teve uma carreira cheia de altos e baixos e hoje é quase esquecido nos anais do esporte.
Antes de chegar à Europa, Fernando Giudicelli atuava no Fluminense e tinha participado da primeira edição da Copa do Mundo em 1930. No ano seguinte, como integrante de uma equipe carioca que representava o Vasco da Gama, Fernando embarcou para a Europa em uma turnê que iria mudar sua vida. Após uma vitória em um amistoso contra o FC Barcelona, o atacante foi contratado pela equipe catalã.
O primeiro brasileiro nas terras espanholas
Naquela época, Fernando, acompanhado por Fausto e Jaguaré, foram os primeiros jogadores nascidos no Brasil a se transferir para a Espanha. No entanto, sua passagem pelo Barça foi breve e frustrante, pois Fernando não chegou a entrar em campo e logo foi dispensado pelo clube.
Contrariado, o jogador voltou ao Brasil com a promessa de que jamais retornaria ao Velho Continente. Quatro anos depois, porém, resolveu dar mais uma chance à Espanha e aceitou a convocação do Real Madrid.
Quem de fato foi Fernando Giudicelli?
Fernando Giudicelli, apesar de ter uma breve passagem pelo Real Madrid em 1935, tornou-se um desbravador do Brasil no futebol europeu. Ele foi o primeiro jogador brasileiro a vestir a camisa merengue em campo, interrompendo sua carreira na Espanha logo em seguida e retornando novamente para o Brasil.
Em comparação com Didi e Canário, duas grandes estrelas brasileiras que brilharam no Real na década de 1960, Giudicelli não é tão lembrado pela torcida e pela história do clube. Entretanto, Didi fez apenas nove gols em 31 jogos, enquanto Canário se destacou ao ser o primeiro brasileiro campeão da Copa dos Campeões da Europa [atual Champions League] atuando em campo.
Fernando Giudicelli pode não ter feito muitos gols ou conquistado muitos troféus, mas sua importância vai além dos números. Sua pioneira aventura europeia abriu caminho para que outros brasileiros seguissem os mesmos passos e brilhassem nos gramados da Espanha. A história de Giudicelli é um lembrete de que o futebol é feito de muitos heróis esquecidos que contribuíram de formas sutis para o esporte que amamos.