Os clubes brasileiros monitorados pelo IBOPE Repucom tiveram um ano surpreendente nas redes sociais em 2023. Ao longo desse ano, estes clubes conseguiram angariar 31,8 milhões de novos seguidores na soma de cinco plataformas digitais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e TikTok.
Embora o número de seguidores nas redes sociais não tenha uma correlação direta com os resultados em campo, é um indicador valorizado pela indústria esportiva. Este fator tem um papel significativo para os clubes na busca por novos acordos comerciais. Dessa forma, o ano pode ser considerado um tremendo sucesso para o futebol brasileiro.
No último ano, os cinco clubes que mais captaram novos seguidores foram: Flamengo, com 4,8 milhões de novos seguidores; Corinthians, com 3,7 milhões; Fluminense, com 3,3 milhões; Palmeiras, com 2,9 milhões, e por fim, Santos, com 2,3 milhões. No entanto, o clube que apresentou o maior crescimento proporcional foi o Fluminense. Impulsionado pela conquista inédita da Libertadores, o Tricolor viu um aumento de 62% no número de seus seguidores.
Flamengo lidera em popularidade nas redes sociais
Além de estar em primeiro no ranking de aquisição de novos seguidores, o Flamengo é também o clube mais popular do Brasil nas redes sociais. O clube carioca encerrou o ano com mais de 57 milhões de seguidores nas cinco principais plataformas digitais, com a maior parcela vindo do Instagram. O Corinthians, com 35,7 milhões de seguidores, e o São Paulo, com 21,6 milhões, estão na segunda e terceira posicões, respectivamente.
Palmeiras, com 19,7 milhões, e Santos, com 13,2 milhões de seguidores, completam o top 5 do ranking digital dos clubes mais populares nas redes sociais. Com essa expansão digital contínua, os clubes brasileiros têm uma excelente oportunidade para impulsionar o seu valor de marca e explorar novos acordos comerciais. Essa tendência também destaca o crescente apelo do futebol brasileiro não só no país, mas globalmente.