Protesto! Entenda o motivo de bolas de tênis terem sido arremessadas por torcedores em jogo do Bayern

Na tarde deste domingo (18), uma partida de futebol na Alemanha ganhou repercussão internacional, não exatamente pelo jogo em si, mas por causa de uma inusitada forma de protesto por parte dos torcedores. O jogo, entre Bochum e Bayern de Munique, pela 22ª rodada da Bundesliga, foi interrompido ainda no primeiro tempo quando a torcida do Bochum atirou bolinhas de tênis em campo.

Os torcedores protestavam contra a recente aprovação da entrada de investidores estrangeiros no futebol alemão. A decisão foi tomada pela Deutsche Fussball Liga (DFL), entidade organizadora das duas principais divisões do futebol alemão, e tem gerado insatisfação entre diversas torcidas, que enxergam na medida um processo de elitização do esporte.

Para manifestar sua contrariedade, a torcida do Bochum decidiu lançar as bolinhas de tênis no gramado, estabelecendo uma analogia entre o futebol e o tênis, visto por eles como um esporte elitista.

A manifestação da torcida do Bochum não foi a única de sua espécie. Na sexta-feira passada (16), durante o jogo entre Colônia e Werder Bremen, a torcida do Colônia lançou no gramado carrinhos de controle remoto que soltavam fumaças coloridas. A ação foi interpretada como um aviso de que, com a permissão da DFL, os clubes alemães poderiam se tornar brinquedos nas mãos do capital estrangeiro.

Interferência do Protesto na Partida

O protesto teve impacto direto na partida entre Bochum e Bayern de Munique. Após a interrupção no primeiro tempo, o Bayern que havia começado ganhando com um gol de Jamal Musiala, acabou perdendo de virada para o Bochum. Devido à paralisação, o primeiro tempo teve extensos 14 minutos de acréscimo.

Infelizmente, os protestos não cessaram no segundo tempo, forçando uma nova parada no jogo. Desta vez, o árbitro suspendeu a partida e ordenou que os jogadores retornassem aos vestiários. Esta segunda interrupção gerou cenas curiosas, como a de Thomas Müller, estrela do Bayern, discutindo com o treinador do Bochum, e o capitão do Bochum conversando com líderes da torcida organizada na tentativa de cessar os protestos.

Conclusão do Jogo

Após a retomada, o Bochum alcançou o terceiro gol e selou a vitória sobre o Bayern. O resultado, entretanto, ficou em segundo plano diante da originalidade e repercussão do protesto dos torcedores, que certamente entrou para a história do futebol alemão.

Apesar do resultado negativo, o Bayern de Munique já tem seus próximos confrontos agendados: RB Leipzig no dia 24/02, Freiburg no dia 01/03 e pela a Champions League enfrentará a Lazio no dia 05/03.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.