Premiações da Copa do Brasil: Saiba quanto cada clube participante irá receber

Nesta terça-feira (20/2) a Copa do Brasil de 2024 teve início. A competição, que desde a primeira fase se mostra lucrativa, poderá render até R$ 95 milhões ao campeão, demonstrando um aumento de 5% em relação ao torneio anterior.

Na primeira etapa do torneio, ocorrerão confrontos únicos, nos quais o clube de menor ranking segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá a oportunidade de comandar o campo. O time visitante possui a vantagem do empate para sua classificação. As premiações iniciais são atraentes até mesmo para equipes de baixo orçamento, chegando a R$ 1,47 milhão para clubes da Série A, R$ 1,3 milhão para aqueles da Série B e R$ 787,5 mil para os demais.

Participação na Copa do Brasil fortalece imagem dos clubes

Presidentes de diversos clubes veem na Copa do Brasil uma oportunidade única não só financeira, mas também de projeção e fortalecimento da imagem da instituição, além da valorização técnica.

Este é o caso de Cristiano Dresch, presidente do Cuiabá, que destaca o torneio como um atrativo para futuros patrocinadores. O mesmo pensamento é compartilhado por Fábio Pizzamiglio, presidente do Juventude, que aponta a participação na competição como um fator importante para o fortalecimento da instituição no cenário nacional, e valorização das propriedades comerciais do time.

Os clubes também buscam ampliar o envolvimento dos torcedores no torneio, uma vez que o ambiente proporcionado pelos jogos eliminatórios costuma ser de intensa emoção. Isso, segundo os dirigentes, tem grande influência não só no aspecto esportivo, mas também na receita dos clubes, devido ao aumento de presença nos estádios e maior procura por ingressos.

Aspectos comerciais da competição

Para Reginaldo Diniz, CEO e sócio-fundador da End to End, a crescente valorização da Copa do Brasil entre as equipes contribui para a exposição comercial das marcas, abrindo possibilidades para projetos de engajamento do torcedor com o clube. Isso é reforçado por Henrique Borges, CEO da Somos Young, que aponta o torneio como uma oportunidade para fortalecer os programas de sócio dos clubes.

Este ano, a competição contará com a estreia de nove clubes, enquanto o Santos, campeão do torneio em 2010, não participará devido ao desempenho ruim no último campeonato Estadual. As premiações da competição estão divididas em várias fases, começando com valores significativos na primeira e segunda fase para clubes da Série A, B e demais, e aumentando a cada etapa até alcançar os prêmios milionários para o vice-campeão e campeão.

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