Novela da Globo contou com ajuda do futebol pra ter audiência do público masculino

Estamos em 2023, e vamos relembrar um evento marcante de 53 anos atrás, que mudou a percepção dos homens em relação à dramaturgia: a novela Irmãos Coragem. Partindo de um cenário de Copa do Mundo, no México, em 1970, a trama incluiu elementos do esporte dentro da história e conquistou o público masculino.

A originalidade da inclusão do futebol e do personagem Duda, um craque do Flamengo, fez com que a popular telenovela de Janete Clair conseguisse mais audiência até mesmo que a final da Copa. O enredo de Irmãos Coragem, ambientado na fictícia cidade de Coroado, centrava-se em torno da saga dos três irmãos da família Coragem: João, Jerônimo e Duda, interpretado por Cláudio Marzo.

Cada um tinha uma complexa história de amor, mas foi o destino de Duda que chamou a atenção do público masculino. O jovem deixou seu amor, Ritinha, para jogar futebol no Rio de Janeiro e tornou-se um símbolo de ascensão social através do esporte.

O impacto da representação do futebol nas novelas

Antes de Irmãos Coragem, as novelas eram vistas como um meio de entretenimento voltado para mulheres. No entanto, a inclusão da trama do futebol transformou a percepção, fazendo com que os homens admitissem que assistiam à novela. Mesmo sem o intuito inicial, a autora acabou por atrair e envolver o público masculino na narrativa, usando o futebol como trampolim para outras discussões.

Durante o desenrolar da novela, Duda se divide entre o amor por Ritinha e o amor pelo futebol. A transição do personagem para a “cidade maravilhosa” para jogar num dos clubes mais populares do país, o Flamengo, marcou a trama.

Porque o futebol conecta os telespectadores à trama

O futebol, além de ser intrinsecamente conectado à cultura brasileira, acaba funcionando como um elemento de identificação para o público, especialmente o masculino. A vida de Duda nas telas representava o sonho de muitos brasileiros, de ascender socialmente através do esporte mais amado do país. Sendo assim, a escolha de Janete Clair em incluir o futebol, provou ser uma estratégia acertada, que ampliou significativamente a audiência da novela.

Dessa maneira, Irmãos Coragem se tornou revolucionário ao conquistar e atrair um público que não era usualmente cativo das tramas novelísticas. E tudo isso, graças a uma jogada de mestre: a inclusão do futebol, criando personagens e histórias que conectam o telespectador à paixão nacional, tornando a trama algo pessoal e identificável.

O legado de Irmãos Coragem e a importância do futebol na dramaturgia

Irmãos Coragem abriu portas para a inserção de mais elementos do futebol nas tramas das novelas brasileiras. Além disso, é inegável a sua contribuição para o aumento do público masculino nas narrativas da dramaturgia.

Mesmo após cinco décadas, a obra de Janete Clair deixa um legado evidente que aponta o quanto a introdução de elementos da cultura e da paixão nacional pode ajudar a conectar um público mais amplo ao universo das telenovelas.

O uso do futebol na trama e a ascensão social de um de seus personagens demonstraram como a cultura popular pode ser uma ponte potente para diferentes audiências. Mostrou também o poder que o esporte tem de mobilizar, envolver e cativar pessoas de diferentes gêneros e idades, quebrando barreiras sexistas previamente estabelecidas no mundo das novelas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.