O time do Corinthians vivenciou novamente a decepção de ser eliminado na fase de grupos do Campeonato Paulista. No último sábado (2), o time saiu vencedor em partida contra o Santo André, no estádio de Itaquera com um placar de 3 a 2. Entretanto, a vitória não garantiu a continuação no campeonato.
O time, dirigido por António Oliveira, precisava que tanto o Mirassol quanto a Inter de Limeira perdessem seus jogos. Com ao menos uma vitória entre as duas equipes, os esforços do Corinthians foram em vão.
A última ocasião em que o time alvinegro foi eliminado na fase inicial do campeonato ocorreu em 2014, durante o ano da Copa do Mundo. Na época, o Corinthians iniciou o campeonato com grandes expectativas, conquistando vitória sobre Portuguesa e Paulista de Jundiaí em seus dois primeiros jogos. No entanto, a situação reverter-se-ia drasticamente em seguida, com derrotas consecutivas para o São Bernardo, Santos, Ponte Preta e Bragantino.
Decadência continuada
Apesar da série de derrotas, o Corinthians conseguiu retomar o fôlego com vitórias em três rodadas seguidas, superando Oeste, Rio Claro e Comercial de Ribeirão Preto. Mesmo com uma goleada de 4 a 0 sobre o Linense, em partida fora de casa, a equipe alvinegra sofreu nova derrota frente ao São Paulo.
A eliminação do time só foi confirmada após um empate sem gols contra a Penapolense. Naquela ocasião, assim como agora, a equipe enfrentou a última rodada apenas para cumprir tabela. O técnico Mano Menezes, que foi demitido em fevereiro deste ano devido a quatro derrotas consecutivas no Paulistão, também era o treinador do time naquela época.
Outras Lembranças Desagradáveis
O Corinthians também acumula quedas prematuras no Paulistão de 2008 e 2007. No primeiro ano citado, a eliminação veio após um revés para o Noroeste de Bauru, enquanto em 2007 a queda ocorreu em consequência de um empate com o Santo André. Já em 2004, além de ser eliminado, o time quase foi rebaixado para a Série A-2 do campeonato após uma campanha desastrosa.
Tendo em vista tais históricos, o Corinthians enfrenta mais uma vez o desafio de se reorgarnizar após a eliminação precoce, a fim de conseguir desempenho mais satisfatório nas próximas competições.