Nos últimos tempos, o futebol tem visto algumas movimentações surpreendentes no mercado. Em uma recente declaração, o presidente do Getafe, Ángel Torres, revelou que o clube espanhol chegou perto de realizar duas contratações que teriam causado grande impacto no cenário mundial: o atacante Lionel Messi e o técnico Pep Guardiola.
No ano de 2008, Guardiola estava na posição de técnico do time B do Barcelona. Segundo Torres, o desejo de trazer o treinador ao Getafe surgiu quando o clube espanhol estava na Europa para participar de um sorteio. No evento, Torres se encontrou com Txiki Begiristain, que exercia o cargo de diretor de futebol do Barcelona naquele momento.
Torres disse que, após uma breve conversa, soube que Michael Laudrup estava sendo considerado para a posição de treinador do Barcelona. Foi então que o presidente do Getafe sugeriu a ideia de contratar Guardiola, inicialmente acolhida com interesse. Contudo, os planos do Getafe foram rapidamente frustrados.
A demissão de Frank Rijkaard do comando do Barcelona levou à ascensão de Guardiola, que foi escolhido ao invés de Laudrup. A transferência de Messi, que acabou sendo aproveitado no time principal do Barcelona por Rijkaard, também esteve próxima, de acordo com o dirigente do Getafe.
Torres revelou que a possibilidade surgiu em uma conversa com Joan Laporta e Andoni Zubizarreta, que na época ocupavam cargos de presidente e diretor esportivo do clube catalão, respectivamente.
“Também convidei o Messi. Estava com o Laporta e o Zubizarreta e eles disseram que o Rijkaard ia dar-lhe minutos, mas estávamos perto. Não lhe faltou nada. Alfredo Duro estava comigo como diretor esportivo. Era 18 de agosto”, relatou Torres.
No final das contas, tanto Messi quanto Guardiola continuaram no Barcelona. Juntos, eles conquistaram dois títulos da Liga dos Campeões, dois Mundiais de Clubes, três Campeonatos Espanhóis e duas Copas do Rei, consagrando-se como grandes ídolos da história do clube catalão.